Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Solange da Costa | - |
dc.contributor.author | Edwards, Igor Lima | - |
dc.identifier.citation | EDWARDS, Igor Lima. O comércio atacadista de frutas no Distrito Federal: uma análise exploratória. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise do comércio atacadista de frutas no
Distrito Federal a partir de uma pesquisa exploratória realizada com empresas que
representam o setor. Especificamente se buscou identificar o perfil das empresas que
atuam no setor quanto ao porte, explicitar características das transações quanto a
forma de garantir o abastecimento com fornecedores, elucidar aspectos de demanda
do mercado de frutas e conhecer os desafios enfrentados pelo setor atacadista de
frutas no DF. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa de campo, havendo
aplicação de questionário online e entrevistas presenciais com gestores de empreen-
dimentos atacadistas locais. Como resultado se constatou que o segmento atacadista
local é sólido, apresentando empresas, que funcionam a mais de dez anos, com di-
mensões de médio porte e cujo alcance de atuação é amplo e diversificado, abaste-
cendo diversos estados e tipos de estabelecimentos varejistas, desde feirantes até
hipermercados. Os atacadistas vendem até 31 tipos de frutas, destacando-se, ba-
nana, mamão, maçã e uva como as mais vendidas no DF. Como desafios constatou-
se as condições climáticas causando sazonalidade na oferta e dificuldades de arma-
zenamento, além de impostos, concorrência, logística e falta de apoio para o setor. | pt_BR |
dc.format | Monografia de Graduação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Frutas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - comércio | pt_BR |
dc.title | O comércio atacadista de frutas no Distrito Federal : uma análise exploratória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T13:26:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T13:26:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40195 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work was to carry out an analysis of the wholesale fruit trade in
the Federal District based on an exploratory research carried out with companies in
the sector. Specifically, an attempt was made to identify the profile of the companies
that represent the sector in terms of company size, explain the characteristics of the
transactions in terms of how to guarantee supply from suppliers, elucidate aspects of
demand in the fruit market and learn about the challenges faced by the wholesale sec-
tor. of fruits in the Federal District. The methodology used consisted of field research,
applying an online questionnaire and face-to-face interviews with managers of local
wholesale enterprises. As a result, it was found that the local wholesale segment is
solid, featuring companies that have been operating for more than ten years, with me-
dium-sized dimensions and whose scope of action is wide and diversified, supplying
different states and types of retail establishments, from fairgrounds to hypermarkets.
Wholesalers sell up to 31 types of fruit, with banana, papaya, apple and grape standing
out as the most sold in the Federal District. As challenges, the climatic conditions
caused seasonality in supply and storage difficulties, as well as taxes, competition,
logistics and lack of support for the sector. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Agronomia
|