Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IgorLimaEdwards_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Solange da Costa-
dc.contributor.authorEdwards, Igor Lima-
dc.identifier.citationEDWARDS, Igor Lima. O comércio atacadista de frutas no Distrito Federal: uma análise exploratória. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi fazer uma análise do comércio atacadista de frutas no Distrito Federal a partir de uma pesquisa exploratória realizada com empresas que representam o setor. Especificamente se buscou identificar o perfil das empresas que atuam no setor quanto ao porte, explicitar características das transações quanto a forma de garantir o abastecimento com fornecedores, elucidar aspectos de demanda do mercado de frutas e conhecer os desafios enfrentados pelo setor atacadista de frutas no DF. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa de campo, havendo aplicação de questionário online e entrevistas presenciais com gestores de empreen- dimentos atacadistas locais. Como resultado se constatou que o segmento atacadista local é sólido, apresentando empresas, que funcionam a mais de dez anos, com di- mensões de médio porte e cujo alcance de atuação é amplo e diversificado, abaste- cendo diversos estados e tipos de estabelecimentos varejistas, desde feirantes até hipermercados. Os atacadistas vendem até 31 tipos de frutas, destacando-se, ba- nana, mamão, maçã e uva como as mais vendidas no DF. Como desafios constatou- se as condições climáticas causando sazonalidade na oferta e dificuldades de arma- zenamento, além de impostos, concorrência, logística e falta de apoio para o setor.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFrutaspt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - comérciopt_BR
dc.titleO comércio atacadista de frutas no Distrito Federal : uma análise exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T13:26:00Z-
dc.date.available2024-10-17T13:26:00Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40195-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work was to carry out an analysis of the wholesale fruit trade in the Federal District based on an exploratory research carried out with companies in the sector. Specifically, an attempt was made to identify the profile of the companies that represent the sector in terms of company size, explain the characteristics of the transactions in terms of how to guarantee supply from suppliers, elucidate aspects of demand in the fruit market and learn about the challenges faced by the wholesale sec- tor. of fruits in the Federal District. The methodology used consisted of field research, applying an online questionnaire and face-to-face interviews with managers of local wholesale enterprises. As a result, it was found that the local wholesale segment is solid, featuring companies that have been operating for more than ten years, with me- dium-sized dimensions and whose scope of action is wide and diversified, supplying different states and types of retail establishments, from fairgrounds to hypermarkets. Wholesalers sell up to 31 types of fruit, with banana, papaya, apple and grape standing out as the most sold in the Federal District. As challenges, the climatic conditions caused seasonality in supply and storage difficulties, as well as taxes, competition, logistics and lack of support for the sector.pt_BR
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.