Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IgorMatheusSantanaChaves_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPosca, Luís Müller-
dc.contributor.authorSantana Chaves, Igor Matheus-
dc.identifier.citationSANTANA CHAVES, Igor Matheus. (in)visibilidade LGBTQIA+ no Novo Ensino Médio: uma análise a partir do material didático de Arte do Currículo Paulista (2020 a 2023). 2024. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Itapetininga, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Pólo UNB – Itapetininga, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a temática de gênero e diversidade LGBTQIA+ nos materiais didáticos de arte das escolas estaduais de São Paulo e no contexto do Novo Ensino Médio. Esta análise é particularmente relevante, considerando os 10 anos da promulgação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT, um marco significativo na inclusão e reconhecimento dos direitos dessa comunidade no Brasil. O objetivo central é avaliar como os materiais didáticos de arte do Ensino Médio, entre 2020 e 2023, discutem as questões de gênero, com foco na comunidade LGBTQIA+. O estudo adota a metodologia de codificação e análise de conteúdo para avaliar os materiais, explorando como a diversidade é apresentada ao longo dos anos. Assim, o estudo é relevante tanto para o campo da educação e do ensino de artes, ao oferecer insights sobre a eficácia das políticas de gênero e das reformas no sistema de ensino, quanto para o avanço dos estudos da comunidade LGBTQIA+, ao contribuir para o debate público e acadêmico sobre gênero e diversidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordSão Paulo (SP)pt_BR
dc.title(in)visibilidade LGBTQIA+ no Novo Ensino Médio : uma análise a partir do material didático de Arte do Currículo Paulista (2020 a 2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-13T14:42:45Z-
dc.date.available2024-10-13T14:42:45Z-
dc.date.submitted2024-08-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40173-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.