Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FernandaDoNascimento_tcc.pdf760,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O estado atual do ensino de Artes Visuais no ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular na cidade de São Carlos – São Paulo
Autor(es): Nascimento, Fernanda do
Orientador(es): Bezerra Junior, Belidson Dias
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Ensino médio
São Paulo (SP)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 16-Dez-2023
Data de publicação: 13-Out-2024
Referência: NASCIMENTO, Fernanda do. O estado atual do ensino de Artes Visuais no ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular na cidade de São Carlos – São Paulo. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Barretos, 2023.
Resumo: Este projeto procurou entender o estado atual do Ensino de Artes Visuais no Ensino Médio inserido na Base Nacional Comum Curricular através do Currículo utilizado pelas escolas entrevistadas. Na revisão da literatura foi percorrido sobre o currículo e as relações de poder e política, na qual os teóricos Hernández e Silva esclarecem com objetividade o tema. O principal intuito da pesquisa foi analisar como está estruturado o currículo das duas escolas pesquisadas, as relações com a BNCC à luz da categoria Currículo no Ensino Médio. O ensino de Arte está situado na área de Linguagens, engloba as quatro diferentes linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Teatro e Música e tem pouca relevância dentro da grande área de conhecimento, ou seja, os conteúdos mais valorizados nessa área são os componentes da Língua Portuguesa. Ademais, na maioria das vezes, a Arte e outros componentes como a Educação Física são referenciados como objetos de conhecimento, tornando-o passível de diferentes formas de ensiná-lo, por exemplo, uma aula de ensino de arte pode ser ministrada por um professor de educação física quando a mesma conter dança ou teatro. Essa abrangência pode ser vista na interpretação dos dados após contrastar os conteúdos das entrevistas (duas escolas públicas e três professores que atuam no Ensino Médio, no município de São Carlos-SP) com a BNCC-etapa Ensino Médio e com o Currículo Paulista Ensino Médio. Em relação ao sistema de avaliação das escolas, as provas aplicadas no Ensino Médio pelo governo estadual para avaliação do Ensino não possuem nenhuma questão relacionada ao Ensino de Arte, evidenciando nesse contexto, a priorização de certos conteúdos em relação a outros.
Abstract: This project aimed to understand the Current State of Visual Arts Education in High School within the National Common Curricular Base through the Curriculum used by the interviewed schools. The literature review delved into the curriculum and power and political relationships, where theorists such as Hernández and Silva clarify the theme with objectivity. The main purpose of the research was to analyze how the curriculum of the two surveyed schools is structured, along with its connections to the National Common Curricular Base (BNCC) in the light of Curriculum category. The results were obtained by comparing the interview data (two public schools and three teachers working in High School in the municipality of São Carlos - SP) with the BNCC and the São Paulo Curriculum. In the field of Languages, where Art Education is situated, it encompasses the four different artistic languages such as Visual Arts, Dance, Theater, and Music, with little relevance within the broader knowledge area. In other words, the contents most valued in this area are those of the Portuguese language. Another observation is that, most of the time, Art and others like Physical Education are referenced as objects of knowledge, making it broad. The exams applied as means of teaching assessment do not consider issues involving Art Education, explicitly highlighting the difference between disciplines. There is a contradiction in the BNCC discourse, which emphasizes its importance while simultaneously not regarding it as something to be evaluated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.