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dc.contributor.advisorFigueiredo, Rejane Maria da Costa-
dc.contributor.authorCampos, Sara Paula Lima-
dc.identifier.citationCAMPOS, Sara Paula Lima. Do design de serviços à engenharia de software: um levantamento de métodos, técnicas e ferramentas. 2024. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, os serviços de empresas e governos passaram a ser fornecidos aos usuários/cidadãos com algum elemento digital, seja como ferramenta de auxílio a um atendente ou como sistemas de autosserviço. No contexto da transformação digital, o Governo Federal Brasileiro tem se empenhado no emprego de estratégias de transformação dos serviços em serviços digitais. A abordagem de Design de Serviços possibilita a criação e transformação de serviços a partir de uma visão holística, com emprego de práticas colaborativas, Design Centrado no Ser Humano/Cidadão e Experiência do Usuário, práticas essas que consideram o usuário/cidadão no centro da transformação para a criação de valor. O panorama da transformação de serviços digitais provê a associação da área de Engenharia de Software, baseada nas metodologias ágeis e em disciplinas como a Interação Humano Computador, ao Design de Serviços, possibilitando um contexto favorável para que um serviço digital seja desenvolvido com foco na experiência do usuário e na construção de valor. O Laboratório ITRAC da Universidade de Brasília está desenvolvendo uma abordagem de Cocriação Ágil para Serviços Digitais denominada Calliandra, que se fundamenta no Design de Serviços e nas práticas de Experiência do Usuário no contexto da Engenharia de Software, baseada nas Metodologias Ágeis, para executar projetos de transformação de serviços digitais do governo brasileiro. Atualmente, a Calliandra dispõe de alguns apontamentos de métodos, técnicas e ferramentas no apoio ao desenvolvimento dos projetos em cada uma de suas fases, ao mesmo tempo que busca evoluir e aprimorar os procedimentos e introduzir novos apontamentos. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar métodos, técnicas e ferramentas que possam apoiar a abordagem Calliandra de Cocriação Ágil para Serviços Digitais. Como resultados, espera-se que a fundamentação dos temas envolvidos, como Design de Serviços, Design Centrado no Humano e no Usuário, e Experiência do Usuário; e o apontamento de métodos, técnicas e ferramentas possam contribuir para o refinamento da abordagem Calliandra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesign de serviçospt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleDo design de serviços à engenharia de software : um levantamento de métodos, técnicas e ferramentaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-11T19:17:35Z-
dc.date.available2024-10-11T19:17:35Z-
dc.date.submitted2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40166-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In recent years, the services provided by companies and governments have increasingly incorporated digital elements, either as tools to assist attendants or as self-service systems for users/citizens. In the context of digital transformation, the Brazilian Federal Government has been committed to employing strategies to transform services into digital ones. The Service Design approach enables the creation and transformation of services from a holistic perspective, utilizing collaborative practices, Human/Citizen Centered Design, and User Experience. These practices prioritize the user/citizen at the center of trans formation for value creation. The landscape of digital service transformation involves the integration of Software Engineering, based on agile methodologies and disciplines such as Human-Computer Interaction, with Service Design. This synergy creates a conducive environment for developing digital services with a focus on user experience and value creation. The ITRAC Laboratory at the University of Brasília is developing an Agile Co-Creation approach for Digital Services called Calliandra, grounded in Service Design and User Experience practices within the context of Software Engineering, based on Agile Methodologies, to execute projects for the transformation of Brazilian government digital services. Currently, Calliandra has some outlines of methods, techniques, and tools to support the development of projects in each of its phases while also seeking to evolve, improve procedures, and introduce new insights. In this scenario, the objective of this work is to investigate methods, techniques, and tools that can support the Calliandra Agile Co-Creation approach for Digital Services. The expected results include providing a foundation for involved topics such as Service Design, Human-Centered Design, and User Experience, as well as a set of methods, techniques, and tools aligned with the phases of Calliandra.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



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