Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RaviCruzDeFreitasBarros_tcc.pdf962,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A incorporação da Política Nacional de Assistência Social nos Planos Plurianuais
Autor(es): Barros, Ravi Cruz de Freitas
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Assistência social - políticas
Plano Nacional de Assistência Social (PNAS)
Plano Plurianual 2004-2024 (Brasil)
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 11-Out-2024
Referência: BARROS, Ravi Cruz de Freitas. A incorporação da Política Nacional de Assistência Social nos Planos Plurianuais. 2024. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a incorporação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) nos Planos Plurianuais (PPAs) durante o período de 2004 a 2023, o estudo visa compreender a consolidação e o desenvolvimento da PNAS no período pósredemocratização, analisando a relação do fundo público com esta política e suas implicações no financiamento, os Planos Plurianuais como ferramentas de planejamento federal e a forma com que a PNAS foi implementada e instrumentalizada nas diferentes gestões, refletindo as prioridades orçamentárias e as dinâmicas políticas de cada governo. Para fins de realização do trabalho, a pesquisa examina o impacto das contrarreformas do Estado e a ascensão do neoliberalismo no país e seus efeitos no financiamento da assistência social, resultando em restrições significativas ao financiamento das políticas sociais e impondo desafios à efetivação da PNAS e à garantia de direitos socioassistenciais. Nesse contexto, o trabalho analisa as tensões entre o cenário de ajuste fiscal e a necessidade crescente de ampliação das políticas de seguridade social, evidenciando como as políticas neoliberais frearam a capacidade do Estado em assegurar a universalização dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988. Para a realização deste estudo, foi conduzida uma ampla revisão bibliográfica sobre temas centrais como assistência social, fundo público e financiamento das políticas sociais, além de análise de dados orçamentários do Fundo Nacional de Assistência Social, discutindo os elementos que influenciam a concepção, execução e manutenção do orçamento da assistência social no Brasil. A análise da alocação dos recursos evidencia como a assistência social tem sido concebida e executada pela União ao longo dos diferentes ciclos orçamentários, observando que, embora a assistência social tenha sido formalmente institucionalizada e fortalecida em determinados períodos, como nos governos Lula, o financiamento da política sofreu retrações significativas em momentos de crise econômica, especialmente nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro, comprometendo a continuidade dos serviços e a ampliação da cobertura socioassistencial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.