Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EduardaGasparettoDaSilva_tcc.pdf672,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade sensorial de doce de goiabada de diferentes cultivares produzidas na fazenda Água Limpa - UnB
Autor(es): Silva, Eduarda Gasparetto da
Orientador(es): Pires, Márcio de Carvalho
Coorientador(es): Sousa, Rosa Maria de Deus de
Assunto: Doces
Alimentos - avaliação sensorial
Goiabeira
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 9-Out-2024
Referência: SILVA, Eduarda Gasparetto da. Qualidade sensorial de doce de goiabada de diferentes cultivares produzidas na fazenda Água Limpa - UnB. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em síntese, a goiabeira possui uma história rica e fascinante, com sua origem na América Central e disseminação pelo mundo através da ação dos exploradores europeus. Além de agradar ao paladar, a goiaba oferece benefícios à saúde, graças à sua riqueza em antioxidantes, fibras e nutrientes essenciais. A importância da goiaba na economia agrícola brasileira reflete tanto a demanda interna por essa fruta popular quanto o interesse crescente no mercado internacional. A fruta tropical da goiaba é altamente perecível, desse modo, o processamento da goiaba em doces e geleias não apenas estende sua disponibilidade ao longo do tempo, mas também contribui para seu valor comercial, graças aos seus atributos nutricionais e saudáveis. O objetivo deste estudo foi produzir e analisar a aceitação sensorial de doce de goiaba com diferentes cores de polpa produzidas na Fazenda água Limpa-UnB. Foram realizadas analises de cinzas, umidade, fibra bruta, proteínas, e SST (°Brix), conforme metodologia do Instituto Adolfo Lutz. A análise sensorial foi realizada com 59 provadores previamente treinados, para entender a percepção sensorial dos consumidores em relação aos atributos de cor, sabor, textura, aroma e apreciação global, em quatro formulações de doces de goiabada tipo cascão. As quatro formulações foram comparadas por meio da aplicação do teste de aceitação com uso de escala hedônica estruturada de 9 pontos. Entre os atributos avaliados foram observadas diferenças estatísticas para os atributos de cor, sabor e textura. Conclui-se que as formulações do doce de goiabada tipo cascão foram bem aceitos pelos provadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.