Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JessicaAlmeidaSampaio_tcc.pdf461,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Janaina Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorSampaio, Jéssica Almeida-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Jéssica Almeida. Educação básica na periferia – desafios no Sol Nascente/DF. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender a educação básica e seus limites na localidade periférica do Sol Nascente no Distrito Federal, considerando suas particularidades inseridas na dinâmica do Capitalismo Dependente. A partir da pesquisa qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e pesquisa documental (PPP – Projeto Político Pedagógico), exploramos o contexto da localidade, condições habitacionais, e aproximações sobre a influência direta no corpo discente. Como resultados, podemos destacar: a) as consequências da dependência e do subdesenvolvimento se expressam na política educacional, exacerbando desigualdades e destacando sua composição ainda elitista e excludente, especialmente no Sol Nascente/DF; b)baseado em Florestan Fernandes, destacou-se a importância de uma luta pela democratização da educação básica, sublinhando que é essencial reafirmar o compromisso com a educação pública como um direito fundamental. Isso não apenas para garantir direitos sociais, mas também para disputar um projeto educacional que promova verdadeira emancipação, resistindo à lógica mercadológica que prioriza interesses privados; c) a urbanização acelerada que resultou na formação de uma das maiores favelas da América Latina:o Sol Nascente. O crescimento desordenado desagou na política educacional, evidenciando a urgência de investimentos em infraestrutura educacional para melhorar as condições das escolas, a necessidade de qualificação profissional contínua dos docentes e, suporte psicossocial aos alunos, para assim, criar um ambiente escolar seguro, inclusivo e propício ao aprendizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - Sol Nascentept_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - Entornopt_BR
dc.titleEducação básica na periferia – desafios no Sol Nascente/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-08T18:45:30Z-
dc.date.available2024-10-08T18:45:30Z-
dc.date.submitted2024-08-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40113-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This present Term Paper aims to understand basic education and its limits in the peripheral location of Sol Nascente in the Federal District, considering its particularities inserted in the dynamics of Dependent Capitalism. Based on qualitative research, using bibliographical review and documentary research (PPP – Pedagogical Political Project), we explored the context of the location, housing conditions, and approaches to the direct influence on the student body. As results, we can highlight: a) the consequences of dependence and underdevelopment expressed in educational policy, exacerbating inequalities and highlighting its still elitist and exclusionary composition, especially in Sol Nascente/DF; b) based on Florestan Fernandes, the importance of fighting for the democratization of basic education was highlighted, underlining that it is essential to reaffirm the commitment to public education as a fundamental right. This is not only to guarantee social rights, but also to compete for an educational project that promotes true emancipation, resisting the market logic that prioritizes private interests; c) the accelerated urbanization that resulted in the formation of one of the largest favelas in Latin America: Rising Sun this disorderly growth spilled over into educational policy, highlighting the urgency of investments in educational infrastructure to improve the conditions of schools, the need for continuous professional qualification of teachers and , psychosocial support for students, in order to create a safe, inclusive and conducive to learning school environment.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.