Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaina Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Jéssica Almeida | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Jéssica Almeida. Educação básica na periferia – desafios no Sol Nascente/DF. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender a
educação básica e seus limites na localidade periférica do Sol Nascente no Distrito Federal,
considerando suas particularidades inseridas na dinâmica do Capitalismo Dependente. A
partir da pesquisa qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e pesquisa documental (PPP –
Projeto Político Pedagógico), exploramos o contexto da localidade, condições habitacionais,
e aproximações sobre a influência direta no corpo discente. Como resultados, podemos
destacar: a) as consequências da dependência e do subdesenvolvimento se expressam na
política educacional, exacerbando desigualdades e destacando sua composição ainda elitista
e excludente, especialmente no Sol Nascente/DF; b)baseado em Florestan Fernandes,
destacou-se a importância de uma luta pela democratização da educação básica, sublinhando
que é essencial reafirmar o compromisso com a educação pública como um direito
fundamental. Isso não apenas para garantir direitos sociais, mas também para disputar um
projeto educacional que promova verdadeira emancipação, resistindo à lógica mercadológica
que prioriza interesses privados; c) a urbanização acelerada que resultou na formação de uma
das maiores favelas da América Latina:o Sol Nascente. O crescimento desordenado desagou
na política educacional, evidenciando a urgência de investimentos em infraestrutura
educacional para melhorar as condições das escolas, a necessidade de qualificação
profissional contínua dos docentes e, suporte psicossocial aos alunos, para assim, criar um
ambiente escolar seguro, inclusivo e propício ao aprendizado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - Sol Nascente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - Entorno | pt_BR |
dc.title | Educação básica na periferia – desafios no Sol Nascente/DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:45:30Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T18:45:30Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40113 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present Term Paper aims to understand basic education and its limits in the peripheral
location of Sol Nascente in the Federal District, considering its particularities inserted in the
dynamics of Dependent Capitalism. Based on qualitative research, using bibliographical
review and documentary research (PPP – Pedagogical Political Project), we explored the
context of the location, housing conditions, and approaches to the direct influence on the
student body. As results, we can highlight: a) the consequences of dependence and
underdevelopment expressed in educational policy, exacerbating inequalities and highlighting
its still elitist and exclusionary composition, especially in Sol Nascente/DF; b) based on
Florestan Fernandes, the importance of fighting for the democratization of basic education
was highlighted, underlining that it is essential to reaffirm the commitment to public
education as a fundamental right. This is not only to guarantee social rights, but also to
compete for an educational project that promotes true emancipation, resisting the market logic
that prioritizes private interests; c) the accelerated urbanization that resulted in the formation
of one of the largest favelas in Latin America: Rising Sun this disorderly growth spilled over
into educational policy, highlighting the urgency of investments in educational infrastructure
to improve the conditions of schools, the need for continuous professional qualification of
teachers and , psychosocial support for students, in order to create a safe, inclusive and
conducive to learning school environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|