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Título: Educação musical em projeto social : estudo de caso do Instituto Reciclando Sons
Autor(es): Anjos, Arthur Douglas Felix dos
Orientador(es): Almeida, Jéssica de
Assunto: Educação musical
Projeto social
Data de apresentação: 11-Set-2024
Data de publicação: 6-Out-2024
Referência: ANJOS, Arthur Douglas Felix dos. Educação musical em projeto social: estudo de caso do Instituto Reciclando Sons. 2024. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa aborda quais os impactos gerados por meio do ensino de música em projeto social, especialmente no Instituto Reciclando Sons, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) situada na Cidade Estrutural-DF. Assim busca compreender como a educação musical, promovida por essa instituição, influenciou a formação pessoal e acadêmica de seus egressos, particularmente na escolha pela graduação em Música. Deste, desdobram-se os objetivos específicos de i. conhecer a instituição no que se refere à educação musical proporcionada por ela, seus objetivos e outras informações relevantes; e ii. entender as dimensões do projeto social na vida de seus egressos, particularmente, na escolha em cursar Música no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise bibliográfica documental e entrevistas semi estruturadas com egressos e profissionais da instituição, além de se caracterizar como um estudo de caso. Em princípio seriam entrevistados três egressos, um professor e um gestor, porém por motivos de incompatibilidade de agenda não foi possível entrevistar algum representante da gestão atual da instituição. Os resultados são estudados a partir de quatro categorias: impactos gerados, dificuldades e desafios, aspectos positivos e negativos, e metodologia. As dificuldades e os desafios apontaram que o fator mais problemático é a obtenção de patrocínio que mantenha a instituição em funcionamento, bem como os percalços dos atendidos pela instituição, como a falta de segurança alimentar, pobreza e falta de acesso, em geral. A instituição também se apresenta como um lugar de possibilidades, em que se reconhece a importância das ações ali desenvolvidas ao longo dos anos, ao passo que relata-se a perda do contato com a instituição. Por fim, sobre os impactos gerados na vida dos egressos para a decisão de ingressar no curso de Música em nível superior, constatouse que esse processo foi dado de forma diferente a cada um dos entrevistados e a colaboração da instituição nesse aspecto se deu de forma primordial por parte do corpo docente.
Abstract: This research approaches the impacts generated by music education within the context of social projects, specifically at the Instituto Reciclando Sons, a Civil Society Organization of Public Interest (OSCIP) located in Cidade Estrutural, DF. It questions and seeks to understand how the music education provided by this institution influences the personal and academic development of its egresses students, particularly in their decision to pursue a degree in Music. From this, the specific objectives unfold: i. to understand the institution concerning the music education it provides, its goals, and other relevant information; and ii. to comprehend the dimensions of the social project in the lives of its egresses students, particularly in their choice to study Music in higher education. The research adopts a qualitative approach, using documentary bibliographic analysis and semi-structured interviews with egresses students and professionals from the institution in addition to being characterized as a case study, . Initially, three egresses students, one professor, and one manager were to be interviewed; however, due to scheduling conflicts, it was not possible to interview a representative of the institution's current management. The difficulties and challenges highlighted that the most problematic factor is securing funding to sustain the institution's operations, along with the hardships faced by the beneficiaries, such as food insecurity, poverty, and lack of access to basic resources. Both positive and negative aspects underscore the institution as a place of opportunities, recognizing the significance of the services provided over the years, while also noting the loss of connection with the beneficiaries. The institution's approach was grounded in a socio-educational methodology, offering workshops in choral singing, music theory, instrument instruction, and a string orchestra. Finally, regarding the impact on the beneficiaries' lives and their decision to pursue a degree in Music at the higher education level, it was observed that this process varied for each interviewee, with the institution's contribution, particularly through its staff, playing a fundamental role.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.
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