Título: | Educação musical em projeto social : estudo de caso do Instituto Reciclando Sons |
Autor(es): | Anjos, Arthur Douglas Felix dos |
Orientador(es): | Almeida, Jéssica de |
Assunto: | Educação musical Projeto social |
Data de apresentação: | 11-Set-2024 |
Data de publicação: | 6-Out-2024 |
Referência: | ANJOS, Arthur Douglas Felix dos. Educação musical em projeto social: estudo de caso do Instituto Reciclando Sons. 2024. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda quais os impactos gerados por meio do ensino de música em projeto social, especialmente no Instituto Reciclando Sons, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) situada na Cidade Estrutural-DF. Assim busca compreender como a educação musical, promovida por essa instituição, influenciou a formação pessoal e acadêmica de seus egressos, particularmente na escolha pela graduação em Música. Deste, desdobram-se os objetivos específicos de i. conhecer a instituição no que se refere à educação musical proporcionada por ela, seus objetivos e outras informações relevantes; e ii. entender as dimensões do projeto social na vida de seus egressos, particularmente, na escolha em cursar Música no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise bibliográfica
documental e entrevistas semi estruturadas com egressos e profissionais da instituição, além de se caracterizar como um estudo de caso. Em princípio seriam entrevistados três egressos, um professor e um gestor, porém por motivos de incompatibilidade de agenda não foi possível entrevistar algum representante da gestão atual da instituição. Os resultados são estudados a partir de quatro categorias: impactos gerados, dificuldades e desafios, aspectos positivos e negativos, e metodologia. As dificuldades e os desafios apontaram que o fator mais problemático é a obtenção de patrocínio que mantenha a instituição em funcionamento, bem como os percalços dos atendidos pela instituição, como a falta de segurança alimentar, pobreza e falta de acesso, em geral. A instituição também se apresenta como um lugar de possibilidades, em que se reconhece a importância das ações ali desenvolvidas ao longo dos anos, ao passo que relata-se a perda do contato com a instituição. Por fim, sobre os impactos gerados na vida dos egressos para a decisão de ingressar no curso de Música em nível superior, constatouse que esse processo foi dado de forma diferente a cada um dos entrevistados e a
colaboração da instituição nesse aspecto se deu de forma primordial por parte do corpo docente. |
Abstract: | This research approaches the impacts generated by music education within the context
of social projects, specifically at the Instituto Reciclando Sons, a Civil Society Organization
of Public Interest (OSCIP) located in Cidade Estrutural, DF. It questions and seeks to
understand how the music education provided by this institution influences the personal
and academic development of its egresses students, particularly in their decision to
pursue a degree in Music. From this, the specific objectives unfold: i. to understand the
institution concerning the music education it provides, its goals, and other relevant
information; and ii. to comprehend the dimensions of the social project in the lives of its
egresses students, particularly in their choice to study Music in higher education. The
research adopts a qualitative approach, using documentary bibliographic analysis and
semi-structured interviews with egresses students and professionals from the institution
in addition to being characterized as a case study, . Initially, three egresses students, one
professor, and one manager were to be interviewed; however, due to scheduling conflicts,
it was not possible to interview a representative of the institution's current management.
The difficulties and challenges highlighted that the most problematic factor is securing
funding to sustain the institution's operations, along with the hardships faced by the
beneficiaries, such as food insecurity, poverty, and lack of access to basic resources. Both
positive and negative aspects underscore the institution as a place of opportunities,
recognizing the significance of the services provided over the years, while also noting the
loss of connection with the beneficiaries. The institution's approach was grounded in a
socio-educational methodology, offering workshops in choral singing, music theory,
instrument instruction, and a string orchestra. Finally, regarding the impact on the
beneficiaries' lives and their decision to pursue a degree in Music at the higher education
level, it was observed that this process varied for each interviewee, with the institution's
contribution, particularly through its staff, playing a fundamental role. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.