Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almendra, Sulamita Bomfim | - |
dc.contributor.author | Linhares, Ana Beatriz Arantes de Freitas | - |
dc.identifier.citation | LINHARES, Ana Beatriz Arantes de Freitas. Racismo e xenofobia contra os povos hispano-americanos nas animações de longametragem no Disney+. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste projeto foi feita uma análise envolvendo o contexto histórico, produção e evolução
da representatividade hispano-americana nas animações de longa-metragem do Disney+.
Uma avaliação foi efetuada a respeito das pessoas e do resultado das obras a partir de
1942 até o ano de 2022, sendo feito um estudo nas obras “Saludo Amigos” (1942), “Viva,
a Vida é uma Festa” (2017) e “Encanto” (2021), além de um adendo sobre personagens
das animações de “Atlantis” (2001) e “Operação Big Hero” (2014). Ocorreu um
desmembramento a respeito de como os personagens são retratados, de forma a encaixálos em estereótipos dos seus países de origem ou ao representá-los como pessoas com
complexidade e desenvolvimento sem se encaixar em pontos racistas ou xenofóbicos em
sua produção. Os resultados mostram o avanço social e cultural presentes na rede de
entretenimento nos filmes presentes na plataforma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Xenofobia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estereótipo - artes | pt_BR |
dc.title | Racismo e xenofobia contra os povos hispano-americanos nas animações de longametragem no Disney+ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-06T20:10:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-06T20:10:19Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40083 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This project made an analysis about historical context, production and evolution of
Hispanic American representation over the featured film animations of Disney+. Done
the evaluation about the people and results of the works from 1942 to 2022. A study was
created out in the works of “Saludo Amigos” (1942), “Coco” (2017) and “Encanto”
(2021), as well as an addendum on characters from the animations of “Atlantis” (2001)
and “Big Hero Six” (2014). There was a detachment over the portrayal of the characters,
and the way those fit within stereotypical image of their respective countries or by
showing them as people with complexity and development without fitting a racist or
xenophobic image during the production. The results show the social and cultural advance
on the entertainment area present on the movies of the platform. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este proyecto se realizó un análisis del contexto histórico, la producción y la evolución
de la representación hispanoamericana en los largometrajes de animación de Disney+.
Fue desarrollado una valoración sobre las personas y el resultado de los trabajos desde
1942 hasta el año 2022. Se realizó un estudio en las obras “Saludo Amigos” (1942), “Coco”
(2017) y “Encanto” (2021), así como una adenda sobre personajes de las animaciones de
“Atlantis” (2001) y “Grandes Héroes” (2014). Ocurrió un desmembramiento de cómo se
retratan los personajes, para encajarlos en estereotipos de sus países de origen o de quien
los representa. Como personas con complejidad y desarrollo sin encajar en puntos racistas
o xenófobos en su producción. Los resultados muestran la promoción social y cultural
presente en la red de entretenimiento en las películas presentes en la plataforma. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|