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dc.contributor.advisorAlmendra, Sulamita Bomfim-
dc.contributor.authorLinhares, Ana Beatriz Arantes de Freitas-
dc.identifier.citationLINHARES, Ana Beatriz Arantes de Freitas. Racismo e xenofobia contra os povos hispano-americanos nas animações de longametragem no Disney+. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023..pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste projeto foi feita uma análise envolvendo o contexto histórico, produção e evolução da representatividade hispano-americana nas animações de longa-metragem do Disney+. Uma avaliação foi efetuada a respeito das pessoas e do resultado das obras a partir de 1942 até o ano de 2022, sendo feito um estudo nas obras “Saludo Amigos” (1942), “Viva, a Vida é uma Festa” (2017) e “Encanto” (2021), além de um adendo sobre personagens das animações de “Atlantis” (2001) e “Operação Big Hero” (2014). Ocorreu um desmembramento a respeito de como os personagens são retratados, de forma a encaixálos em estereótipos dos seus países de origem ou ao representá-los como pessoas com complexidade e desenvolvimento sem se encaixar em pontos racistas ou xenofóbicos em sua produção. Os resultados mostram o avanço social e cultural presentes na rede de entretenimento nos filmes presentes na plataforma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordXenofobiapt_BR
dc.subject.keywordEstereótipo - artespt_BR
dc.titleRacismo e xenofobia contra os povos hispano-americanos nas animações de longametragem no Disney+pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-06T20:10:19Z-
dc.date.available2024-10-06T20:10:19Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40083-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project made an analysis about historical context, production and evolution of Hispanic American representation over the featured film animations of Disney+. Done the evaluation about the people and results of the works from 1942 to 2022. A study was created out in the works of “Saludo Amigos” (1942), “Coco” (2017) and “Encanto” (2021), as well as an addendum on characters from the animations of “Atlantis” (2001) and “Big Hero Six” (2014). There was a detachment over the portrayal of the characters, and the way those fit within stereotypical image of their respective countries or by showing them as people with complexity and development without fitting a racist or xenophobic image during the production. The results show the social and cultural advance on the entertainment area present on the movies of the platform.pt_BR
dc.description.abstract2En este proyecto se realizó un análisis del contexto histórico, la producción y la evolución de la representación hispanoamericana en los largometrajes de animación de Disney+. Fue desarrollado una valoración sobre las personas y el resultado de los trabajos desde 1942 hasta el año 2022. Se realizó un estudio en las obras “Saludo Amigos” (1942), “Coco” (2017) y “Encanto” (2021), así como una adenda sobre personajes de las animaciones de “Atlantis” (2001) y “Grandes Héroes” (2014). Ocurrió un desmembramiento de cómo se retratan los personajes, para encajarlos en estereotipos de sus países de origen o de quien los representa. Como personas con complejidad y desarrollo sin encajar en puntos racistas o xenófobos en su producción. Los resultados muestran la promoción social y cultural presente en la red de entretenimiento en las películas presentes en la plataforma.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



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