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Título: Desenvolvimento de uma inteligência artificial para aprimoramento da avaliação individual em disciplinas de software na Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Caio César
Orientador(es): Corrêa, George Marsicano
Assunto: Inteligência artificial
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 2-Out-2024
Referência: OLIVEIRA, Caio César. Desenvolvimento de uma inteligência artificial para aprimoramento da avaliação individual em disciplinas de software na Universidade de Brasília . 2024. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse trabalho se refere ao ambiente educacional da Universidade de Brasília, nas disciplinas requisitos de software e métodos de desenvolvimento de software, onde são realizadas avaliações individuais dessas matérias, utilizando a plataforma Microsoft Forms. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma Inteligência Artificial (IA) capaz de aprimorar as avaliações individuais das disciplinas, permitindo que os alunos compreendam seus erros e saibam como evoluir em futuras avaliações por meio de feedbacks formativos. Para atingir os objetivos delineados, foi implementada uma metodologia de pesquisa mista, incorporando elementos quantitativos e qualitativos. Além disso, para o desenvolvimento da IA foi utilizada a metodologia de desenvolvimento de software Kanban. Por fim, como resultado, uma ferramenta de IA, capaz de analisar as informações das respostas dos questionários de avaliação individual dos estudantes (realizados na plataforma Microsoft Forms), e gerar feedbacks formativos.
Abstract: This work revolves around the educational environment at the University of Brasília, specifically focusing on the disciplines of Software Requirements and Software Develop ment Methods, where individual assessments are conducted using the Microsoft Forms platform. The aim of this study is to develop an Artificial Intelligence system capable of enhancing individual assessments in these disciplines, enabling students to comprehend their mistakes and understand how to evolve in future assessments through formative feedback. To achieve the outlined objectives, a mixed research methodology was implemented, incorporating quantitative and qualitative elements. Furthermore, Kanban and Scrum software development methodologies will be used for the development of AI. Finally, the result is expected to be an AI tool, capable of analyzing information from the responses of students’ individual assessment questionnaires (carried out on the Microsoft Forms platform), and generating formative feedbacks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.
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