Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Considera, Andréa Fernandes | - |
dc.contributor.author | Morales, Danilo Magalhães | - |
dc.identifier.citation | MORALES, Danilo Magalhães. Reflexões da museologia colaborativa sobre as demandas dos povos indígenas brasileiros pela restituição e acesso de bens culturais sob a guarda de museus. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa as reflexões e experiências da Museologia Colaborativa
aplicada aos museus etnográficos brasileiros como possibilidade de
reapropriação de bens culturais reivindicados pelos povos indígenas brasileiros
a partir do século XX. O trabalho apresenta as origens e o contexto histórico da
formação dos museus etnográficos e a correlação entre a transformação dos
estudos antropológicos que passam a se sensibilizar com as questões sociais
dos povos estudados e as mudanças promovidas pelo movimento da Nova
Museologia e o pensar sobre a função social do museu e seu papel social. Nesta
perspectiva, o texto aborda e conceitua os diferentes tipos de demandas dos
povos indígenas pela apropriação dos seus bens culturais sob a guarda de
museus avaliando alguns resultados obtidos. A prática da Museologia
Colaborativa e o compartilhamento dos processos museológicos, da gestão dos
museus e das tomadas de decisão entre pesquisadores, pessoal do museu e
comunidades representadas, tem se revelado como uma maneira de
ressignificar os objetos musealizados, de proporcionar acesso e reapropriação
dos bens culturais sob a guarda dos museus pelos povos indígenas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Repatriação de bens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bens culturais | pt_BR |
dc.title | Reflexões da museologia colaborativa sobre as demandas dos povos indígenas brasileiros pela restituição e acesso de bens culturais sob a guarda de museus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T15:26:09Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T15:26:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-04-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40067 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study analyzes the reflections and experiences of Collaborative Museology
applied to Brazilian ethnographic museums as a possibility of re-appropriation of
cultural assets claimed by Brazilian indigenous peoples since the 20th century.
The work presents the origins and historical context of the formation of
ethnographic museums and the correlation between the transformation of
anthropological studies that became sensitive to the social issues of the studied
peoples and the changes promoted by the New Museology movement, thinking
about the social function of the museum and its social role. In this perspective,
the text addresses and conceptualizes the different types of demands of
indigenous peoples for the appropriation of their cultural assets under museum
custody, evaluating some results obtained. The practice of Collaborative
Museology and the sharing of museological processes, museum management,
and decision-making among researchers, museum staff, and represented
communities has proven to be a way of re-signifying the museum objects,
providing access and re-appropriation of cultural assets under museum custody
by indigenous peoples. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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