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dc.contributor.advisorBaptista, Roberto de Souza-
dc.contributor.authorFarias, Breno Mendes de-
dc.contributor.authorLima, Lucas Ferreira-
dc.identifier.citationFARIAS, Breno Mendes de; LIMA, Lucas Ferreira. Utilização de sensores inerciais e IMM para ativação de eletroestimulação em ciclismo. 2023. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é a aplicação do método Interactive Multiple Model (IMM) na detecção de fases do movimento de pedalada no ciclismo, comparando também com o método heurístico Cycling Percentage (CP). Utilizou-se sensores inerciais no quadríceps e na tíbia para a coleta do ângulo do joelho para comparação com o ângulo da pedivela da trike do projeto Empoderando Mobilidade e Autonomia (EMA) da Universidade de Brasília. O resultado mostrou que o IMM classifica de forma satisfatória o movimento e que possui vantagens em relação ao método da pedivela e ao CP. Isso porque o IMM é um método probabilístico de baixo custo computacional e que detecta mais informações a respeito do posicionamento do ciclista durante o treino de eletroestimulação funcional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSensores inerciaispt_BR
dc.subject.keywordEletroestimulação muscularpt_BR
dc.titleUtilização de sensores inerciais e IMM para ativação de eletroestimulação em ciclismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T11:38:29Z-
dc.date.available2024-10-01T11:38:29Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40049-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main goal of this work is to develop an application of the Interactive Multiple Model (IMM) for the detection of pedaling phases movement in cycling, also comparing with the heuristic model Cycling Percentage (CP). Inertial sensors were used in thigh and shank to collect the knee angle for comparison with the trike crank angle of the project Empowering Mobility and Autonomy (EMA) from University of Brasilia. Results show that IMM classifies the movement satisfactorily and it has advantages over the crank and CP method. It is because IMM is a probabilistic method with low computational cost, that also detects more information related to the cyclist positioning during the Functional Electrical Stimulation (FES) training.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



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