Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LuisThiagoAlexReisSoterio_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorSotério, Luís Thiago Alex Reis-
dc.identifier.citationSOTÉRIO, Luís Thiago Alex Reis. O mangá como material didático e um possível fator de motivação no ensino de língua japonesa. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão a respeito do potencial do mangá enquanto ferramenta didática auxiliar para o ensino da língua japonesa. No decorrer do texto são analisadas algumas das características dessa mídia e o que ela representa para o Japão como divulgadora da sua cultura. É levado em consideração o interesse que estudantes de língua japonesa já carregam por esse tipo de publicação, possibilitando ao professor de japonês lançar mão desse fato para motivar o ensino do idioma. Ademais, é observado em que medida imagens podem auxiliar no entendimento dos textos e na aplicação do conceito de letramento defendido por alguns autores. São analisados os conceitos do termo mangá e quadrinhos, bem como sua linguagem, a fim de determinar o quão eficaz seriam no auxílio à introdução do ensino da língua e sua cultura. A fundamentação teórica baseia-se em conceitos de motivação no ensino-aprendizagem referenciado por estudiosos do tema e como o mangá poderia compor fonte de motivação para os fins supracitados. Em seguida é proposta uma adaptação em mangá do livro Nihongo Shoho. A metodologia utilizada para a pesquisa foi coleta de dados através de formulários online google forms. Nos formulários foram exibidos trechos da adaptação do Nihongo Shoho em mangá onde foi perguntado aos colaboradores, que eram estudantes iniciantes de Japonês, a respeito do que estava acontecendo nas cenas representadas. Isso foi feito para atestar se as imagens auxiliaram na compreensão dos textos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMangápt_BR
dc.subject.keywordCultura japonesapt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura japonesapt_BR
dc.titleO mangá como material didático e um possível fator de motivação no ensino de língua japonesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T18:53:02Z-
dc.date.available2024-09-27T18:53:02Z-
dc.date.submitted2024-08-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40039-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper proposes a reflection on the potential of manga as an auxiliary didactic tool for teaching the Japanese language. Throughout the text, some characteristics of this media and what it represents for Japan as a promoter of its culture are analyzed. The interest that Japanese language students already have in this type of publication is considered, allowing Japanese teachers to leverage this fact to motivate language learning. Furthermore, the extent to how much images can aid in understanding texts and in applying the concept of literacy, as advocated by some authors, is observed. The concepts of the terms manga and comics, as well as their language, are analyzed to determine how effective they would be in aiding the introduction of the language and its culture. The theoretical foundation is based on concepts of motivation in teaching and learning, referenced by scholars on the subject, and how manga could serve as a source of motivation for the aforementioned purposes. Then, a manga adaptation of the book Nihongo Shoho is proposed. The methodology used for the research involved data collection through online Google Forms surveys. In the forms, excerpts from the manga adaptation of Nihongo Shoho were presented, and respondents, who were beginner Japanese students, were asked about what was happening in the depicted scenes. This was done to assess whether the images helped in understanding the texts.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.