Título: | "Que horas ela volta?” : feminismo, interseccionalidade e maternidade |
Autor(es): | Afonso, Ana Clara Granja |
Orientador(es): | Barroso, Hayeska Costa |
Assunto: | Maternidade Feminismo Interseccionalidade Mulheres |
Data de apresentação: | 22-Ago-2024 |
Data de publicação: | 26-Set-2024 |
Referência: | GRANJA, Ana Clara. "Que horas ela volta?”: feminismo, interseccionalidade e maternidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a análise da obra “Que horas ela
volta?” a partir da abordagem da interseccionalidade, feminismo, maternidade e
maternagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. As
motivações para a proposição da presente pesquisa estão ancoradas nos debates
empreendidos no Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Maternidades, Parentalidade e
Sociedade - GMATER, mais especificamente a partir das reflexões realizadas na atividade
semestral do Debate CineMATER, cujo objeto de discussão se constitui um filme que
aborda a temática sobre maternidade e temas afins. O objetivo é realizar uma análise
fílmica como método de pesquisa, que visa verificar as relações sociais presentes na
realidade brasileira e o impacto das desigualdades de raça e classe na vida das mulheres.
Além da a revisão bibliográfica voltada para obras feministas que remontam aspectos
históricos e se propõem a construir o estado da arte em torno de categorias, como
"feminismos", "interseccionalidade", "maternidade" e “maternagem”, reconhecendo-as
como marcadores teóricos e políticos imprescindíveis à análise pretendida. Por fim, cabe
ressaltar que os resultados esperados aspiravam identificar objetos centrais e relacionálos na obra “Que horas ela volta?” buscando exemplificar seus impactos na vida das
mulheres, de forma que estas aspirações foram devidamente alcançadas e abordadas, por
meio da articulação de aspectos palpáveis do cotidiano com referências teóricas que
permitem análises sólidas do discurso que debate raça e sobretudo o trabalho doméstico
remunerado no Brasil, que revela traços da formação social e histórica brasileira presentes
na relação entre patrão e empregados abrindo margens para análises de questões de
natureza geracional mas também de classe de raça e de gênero. Pode se configurar em
potente ferramenta educativa e pedagógica para se discutir o trabalho doméstico no Brasil,
classe social e traços da formação da sociedade brasileira |
Abstract: | This Course Completion Work deals with the analysis of the work "What time does she
come back?" from the approach of intersectionality, feminism, motherhood and
motherhood. To this end, a bibliographic and documentary research was carried out. The
motivations for the proposition of this research are anchored in the debates undertaken in
the Study and Research Group on Maternity, Parenting and Society - GMATER, more
specifically from the reflections carried out in the biannual activity of the CineMATER
Debate, whose object of discussion is a film that addresses the theme of motherhood and
related themes. The objective is to carry out a film analysis as a research method, which
aims to verify the social relations present in the Brazilian reality and the impact of race
and class inequalities in the lives of women. In addition, the bibliographic review focused
on feminist works that go back to historical aspects and propose to build the state of the
art around categories such as "feminisms", "intersectionality", "motherhood" and
"motherhood", recognizing them as theoretical and political markers essential to the
intended analysis. Finally, it should be noted that the expected results aspired to identify
central objects and relate them in the work "What time does she come back?" seeking to
exemplify their impacts on women's lives, so that these aspirations were duly achieved
and addressed, through the articulation of palpable aspects of daily life with theoretical
references that allow solid analyses of the discourse that debates race and especially paid
domestic work in Brazil, which reveals traces of the Brazilian social and historical
formation present in the relationship between employer and employees, opening margins
for analysis of issues of a generational nature, but also of class, race and gender. It can be
configured as a powerful educational and pedagogical tool to discuss domestic work in
Brazil, social class and traits of the formation of Brazilian society |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024. |
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