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Título: "Que horas ela volta?” : feminismo, interseccionalidade e maternidade
Autor(es): Afonso, Ana Clara Granja
Orientador(es): Barroso, Hayeska Costa
Assunto: Maternidade
Feminismo
Interseccionalidade
Mulheres
Data de apresentação: 22-Ago-2024
Data de publicação: 26-Set-2024
Referência: GRANJA, Ana Clara. "Que horas ela volta?”: feminismo, interseccionalidade e maternidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a análise da obra “Que horas ela volta?” a partir da abordagem da interseccionalidade, feminismo, maternidade e maternagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. As motivações para a proposição da presente pesquisa estão ancoradas nos debates empreendidos no Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Maternidades, Parentalidade e Sociedade - GMATER, mais especificamente a partir das reflexões realizadas na atividade semestral do Debate CineMATER, cujo objeto de discussão se constitui um filme que aborda a temática sobre maternidade e temas afins. O objetivo é realizar uma análise fílmica como método de pesquisa, que visa verificar as relações sociais presentes na realidade brasileira e o impacto das desigualdades de raça e classe na vida das mulheres. Além da a revisão bibliográfica voltada para obras feministas que remontam aspectos históricos e se propõem a construir o estado da arte em torno de categorias, como "feminismos", "interseccionalidade", "maternidade" e “maternagem”, reconhecendo-as como marcadores teóricos e políticos imprescindíveis à análise pretendida. Por fim, cabe ressaltar que os resultados esperados aspiravam identificar objetos centrais e relacionálos na obra “Que horas ela volta?” buscando exemplificar seus impactos na vida das mulheres, de forma que estas aspirações foram devidamente alcançadas e abordadas, por meio da articulação de aspectos palpáveis do cotidiano com referências teóricas que permitem análises sólidas do discurso que debate raça e sobretudo o trabalho doméstico remunerado no Brasil, que revela traços da formação social e histórica brasileira presentes na relação entre patrão e empregados abrindo margens para análises de questões de natureza geracional mas também de classe de raça e de gênero. Pode se configurar em potente ferramenta educativa e pedagógica para se discutir o trabalho doméstico no Brasil, classe social e traços da formação da sociedade brasileira
Abstract: This Course Completion Work deals with the analysis of the work "What time does she come back?" from the approach of intersectionality, feminism, motherhood and motherhood. To this end, a bibliographic and documentary research was carried out. The motivations for the proposition of this research are anchored in the debates undertaken in the Study and Research Group on Maternity, Parenting and Society - GMATER, more specifically from the reflections carried out in the biannual activity of the CineMATER Debate, whose object of discussion is a film that addresses the theme of motherhood and related themes. The objective is to carry out a film analysis as a research method, which aims to verify the social relations present in the Brazilian reality and the impact of race and class inequalities in the lives of women. In addition, the bibliographic review focused on feminist works that go back to historical aspects and propose to build the state of the art around categories such as "feminisms", "intersectionality", "motherhood" and "motherhood", recognizing them as theoretical and political markers essential to the intended analysis. Finally, it should be noted that the expected results aspired to identify central objects and relate them in the work "What time does she come back?" seeking to exemplify their impacts on women's lives, so that these aspirations were duly achieved and addressed, through the articulation of palpable aspects of daily life with theoretical references that allow solid analyses of the discourse that debates race and especially paid domestic work in Brazil, which reveals traces of the Brazilian social and historical formation present in the relationship between employer and employees, opening margins for analysis of issues of a generational nature, but also of class, race and gender. It can be configured as a powerful educational and pedagogical tool to discuss domestic work in Brazil, social class and traits of the formation of Brazilian society
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
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