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Título: Visão dos estudantes do ensino médio da Escola Centro Educacional 03 de Planaltina - DF sobre as cotas raciais na UnB a partir de sua perspectiva de identidade racial
Autor(es): Ferreira, Raiane América
Orientador(es): Santos, Marlene de Jesus Silva
Assunto: Cotas raciais - universidades
Ensino médio - Distrito Federal
Universidade de Brasília (UnB)
Estudantes - discussões e debates
Data de apresentação: 31-Jul-2024
Data de publicação: 26-Set-2024
Referência: FERREIRA, Raiane América. Visão dos estudantes do ensino médio da Escola Centro Educacional 03 de Planaltina - DF sobre as cotas raciais na UnB a partir de sua perspectiva de identidade racial. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O estudo investiga as percepções e opiniões de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre as cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB), com foco específico no Centro Educacional 03 de Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa está organizada em temas essenciais para uma compreensão abrangente da questão abordada. Inicialmente, o trabalho discute as consequências duradouras do período escravocrata no Brasil, que contribuem para o racismo enraizado culturalmente na sociedade contemporânea. Nessa discussão, são descritos os conceitos de racismo e suas várias formas de manifestação. Em seguida, o trabalho explora o conceito de cotas raciais e os desafios encontrados na sua implementação, destacando a relevância dessa política afirmativa na promoção da equidade racial. Para compreender as opiniões dos alunos sobre esta política, foi utilizado um questionário aplicado na escola. A análise dos resultados revela um conhecimento limitado por parte dos estudantes sobre as cotas raciais, assim como certa resistência à sua apropriação, mas observa-se uma maior aceitação da política.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
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