Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GermanaDiasPereira_tcc.pdf1,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura e infância Kalunga : registro das brincadeiras lúdicas das crianças da Comunidade Maiadinha, Vão do Moleque, Cavalcante-Goiás
Autor(es): Pereira, Germana Dias
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Assunto: Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Crianças - desenvolvimento
Infância
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 25-Set-2024
Referência: PEREIRA, Germana Dias. Cultura e infância Kalunga: registro das brincadeiras lúdicas das crianças da Comunidade Maiadinha, Vão do Moleque, Cavalcante-Goiás. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a relação entre a cultura e a infância Kalunga, com enfoque específico no registro das brincadeiras lúdicas das crianças da comunidade Maiadinha, localizada no Vão do Moleque, Cavalcante-Goiás. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, sendo ela realizada através de entrevistas semiestruturadas, fotos e o relato de brincadeiras e adivinhações coletadas por meio de uma roda de conversa com membros da comunidade. Como resultados da pesquisa, sistematizamos 13 brincadeiras lúdicas Kalunga com fotos das crianças quilombolas vivenciando estas brincadeiras no Colégio Estadual Quilombola Kalunga I, bem como sistematizamos também um conjunto de adivinhações. Por fim, buscamos compreender aspectos da importância deste trabalho de resgate e socialização das brincadeiras com entrevistas junto a três moradores.
Abstract: This research has as its theme the relationship between Kalunga culture and childhood, with a specific focus on recording the playful games of children from the Maiadinha community, located in Vão do Moleque, Cavalcante-Goiás. The methodology used in the research was qualitative, carried out through semi-structured interviews, photos and reports of games and guesses collected through a conversation with members of the community. As results of the research, we systematized 13 Kalunga playful games with photos of quilombola children experiencing these games at Colégio Estadual Quilombola Kalunga I, as well as systematizing a set of riddles. Finally, we sought to understand aspects of the importance of this rescue work and socialization of games with interviews with three residents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.