Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaClaudiaAlvesSilvaOfuji_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um corpo que vive : explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação do e no campo
Autor(es): Ofuji, Ana Cláudia Alves da Silva
Orientador(es): Paulino, Juliana Rochet Wirth Chaibub
Assunto: Educação do campo
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 25-Set-2024
Referência: OFUJI, Ana Cláudia Alves da Silva. Um corpo que vive: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação do e no campo. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Este trabalho se propõe a construir e experimentar oficinas em formato ateliê com estudantes da Escola Eta - 44 em Planaltina, DF. Pretende investigar o encolhimento/alargamento das atividades que envolvem o corpo ativo nas práticas educativas a partir do período de transição do Ensino Fundamental I para o II. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender as possibilidades da prática do ateliê segundo a abordagem de Reggio Emilia, que se destaca por englobar uma filosofia educacional, currículo, pedagogia, ambiente e organização escolar inovadores, que reconhecem e respeitam a infância e a corporeidade como importantes elementos para a formação humana. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa com revisão de literatura pertinente e reflexão sobre o tema a partir de processos de experimentação pedagógica.
Abstract: This work proposes to build and experiment workshops in studio format with students of the Eta School - 44 in Planaltina, DF. It intends to investigate the shrinkage/enlargement of activities that involve the active body in educational practices from the transition period from Elementary School I to II. In this sense, the general objective is to understand the possibilities of the practice of the studio according to the approach of Reggio Emilia, which stands out for encompassing an innovative educational philosophy, curriculum, pedagogy, environment and school organization, which recognize and respect childhood and corporeality as important elements for human formation. To this end, a qualitative approach was used with a review of pertinent literature and reflection on the theme from processes of pedagogical experimentation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.