Título: | Um corpo que vive : explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação do e no campo |
Autor(es): | Ofuji, Ana Cláudia Alves da Silva |
Orientador(es): | Paulino, Juliana Rochet Wirth Chaibub |
Assunto: | Educação do campo Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 25-Set-2024 |
Referência: | OFUJI, Ana Cláudia Alves da Silva. Um corpo que vive: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação do e no campo. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. |
Resumo: | Este trabalho se propõe a construir e experimentar oficinas em formato ateliê com
estudantes da Escola Eta - 44 em Planaltina, DF. Pretende investigar o
encolhimento/alargamento das atividades que envolvem o corpo ativo nas práticas
educativas a partir do período de transição do Ensino Fundamental I para o II. Nesse
sentido, o objetivo geral é compreender as possibilidades da prática do ateliê
segundo a abordagem de Reggio Emilia, que se destaca por englobar uma filosofia
educacional, currículo, pedagogia, ambiente e organização escolar inovadores, que
reconhecem e respeitam a infância e a corporeidade como importantes elementos
para a formação humana. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa com
revisão de literatura pertinente e reflexão sobre o tema a partir de processos de
experimentação pedagógica. |
Abstract: | This work proposes to build and experiment workshops in studio format with students
of the Eta School - 44 in Planaltina, DF. It intends to investigate the
shrinkage/enlargement of activities that involve the active body in educational
practices from the transition period from Elementary School I to II. In this sense, the
general objective is to understand the possibilities of the practice of the studio
according to the approach of Reggio Emilia, which stands out for encompassing an
innovative educational philosophy, curriculum, pedagogy, environment and school
organization, which recognize and respect childhood and corporeality as important
elements for human formation. To this end, a qualitative approach was used with a
review of pertinent literature and reflection on the theme from processes of
pedagogical experimentation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.