Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ValentinaLeivasGhiggi_tcc.pdf695,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da trajetória de mulheres que praticam a corrida de rua : questões de gênero e suas interseccionalidades no esporte
Autor(es): Ghiggi, Valentina Leivas
Orientador(es): Teixeira, Jacqueline Moraes
Assunto: Mulheres - esporte
Relações de gênero
Corrida de rua
Data de apresentação: 15-Abr-2024
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: GHIGGI, Valentina Leivas. Uma análise da trajetória de mulheres que praticam a corrida de rua: questões de gênero e suas interseccionalidades no esporte. 2024. 98 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as relações entre corpo e a ocupação do espaço urbano, utilizando como recorte de análise a experiência de mulheres que praticam corrida de rua como atividade esportiva. A partir da trajetória dessas mulheres na corrida, foi discutido relações de gênero, levando em conta a importância da interseccionalidade como um fator fundamental da análise dos sujeitos, e também foi discutido a relação entre corpo e cidade, como elas se colocam nos espaços urbanos. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico sobre mulheres no esporte em geral, principalmente quando considerado um campo do masculino. Também foi feita uma recapitulação da presença das mulheres na corrida de rua através de reportagens e trabalhos acadêmicos. E por fim, a realização de entrevistas semi-estruturadas com mulheres que praticam corrida de rua em Brasília, analisando suas trajetórias no esporte, suas rotinas como mulheres e como se sentem ao se colocarem nos espaços da cidade.
Abstract: This work aims to discuss the relationships between the body and the occupation of urban space, using as an analysis tool the experience of women who practice street running as a sporting activity. Based on the trajectory of these women in the race, gender relations were discussed, taking into account the importance of intersectionality as a fundamental factor in the analysis of the subjects, and the relationship between body and city was also discussed, as they are placed in urban spaces. To this end, a bibliographical survey was carried out on women in sport in general, especially when considered a male field. A recap of the presence of women in street racing was also made through reports and academic works. And finally, semi-structured interviews were carried out with women who practice street running in Brasília, analyzing their trajectories in the sport, their routines as women and how they feel when placing themselves in the city's spaces.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.