Título: | Madam C. J. Walker e a química capilar : um caminho para um ensino antirracista por meio de histórias em quadrinho |
Autor(es): | Leite, Victória Luiza de Sales |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Cultura afro-brasileira Química Cabelo Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 Histórias em quadrinhos |
Data de apresentação: | 6-Set-2024 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | LEITE, Victória Luiza de Sales. Madam C. J. Walker e a química capilar: um caminho para um ensino antirracista por meio de histórias em quadrinho. 2024. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Considerando a pertinência do tema Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, a dimensão da problemática do racismo e a falta de discussões e materiais
no campo de ensino de Química, esta pesquisa tem o objetivo construir um material
didático nesse escopo. A Lei nº 10.645/2003 torna obrigatória essa inclusão, sendo
acrescida a história e cultura dos povos indígenas a partir da Lei nº 11.645/2008. Para
isto, a metodologia baseia-se na construção de um material didático em formato de
História em Quadrinho, que irá conectar as três temáticas: racismo com o cabelo afro
das pessoas negras; a Química do cabelo; e a história da Madam C. J. Walker. Essa
HQ foi entregue ao Clube de Ciências Glúons em conjunto com um questionário onde
coletamos os dados que posteriormente foram analisados pela técnica análise de
conteúdo de Bardin. A contribuição dos clubistas indica que a HQ possui potencial
para ser aplicada em sala de aula, sendo positiva quando se trata da inclusão da
abordagem Étnico-Racial em conteúdos de Química. Além disso, foram apontadas
sugestões de melhorias que foram incorporadas na versão final da HQ. |
Abstract: | Given the relevance of the topic of Education for Ethnic-Racial Relations, the
scale of the issue of racism, and the lack of discussions and materials in Chemistry
education, this research aims to build teaching material within this scope. Law No.
10.645/2003 mandates this inclusion, with the history and culture of Indigenous
peoples also being incorporated through Law No. 11.645/2008. The methodology
involves creating educational material in the form of a comic book that connects three
key themes: racism through the lens of Black people's afro hair, the Chemistry of hair,
and the story of Madam C. J. Walker. This comic book was presented to the Glúons
Science Club, alongside a questionnaire from which data was collected and later
analyzed using Bardin’s content analysis technique. Feedback from the club members
suggests that the comic book has strong potential for classroom use, showing positive
reception when addressing Ethnic-Racial issues in Chemistry content. Additionally,
suggestions for improvements were made and incorporated into the final version of the
comic book. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.