Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VictoriaLuizaDeSalesLeite_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Madam C. J. Walker e a química capilar : um caminho para um ensino antirracista por meio de histórias em quadrinho
Autor(es): Leite, Victória Luiza de Sales
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Cultura afro-brasileira
Química
Cabelo
Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Histórias em quadrinhos
Data de apresentação: 6-Set-2024
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: LEITE, Victória Luiza de Sales. Madam C. J. Walker e a química capilar: um caminho para um ensino antirracista por meio de histórias em quadrinho. 2024. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Considerando a pertinência do tema Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, a dimensão da problemática do racismo e a falta de discussões e materiais no campo de ensino de Química, esta pesquisa tem o objetivo construir um material didático nesse escopo. A Lei nº 10.645/2003 torna obrigatória essa inclusão, sendo acrescida a história e cultura dos povos indígenas a partir da Lei nº 11.645/2008. Para isto, a metodologia baseia-se na construção de um material didático em formato de História em Quadrinho, que irá conectar as três temáticas: racismo com o cabelo afro das pessoas negras; a Química do cabelo; e a história da Madam C. J. Walker. Essa HQ foi entregue ao Clube de Ciências Glúons em conjunto com um questionário onde coletamos os dados que posteriormente foram analisados pela técnica análise de conteúdo de Bardin. A contribuição dos clubistas indica que a HQ possui potencial para ser aplicada em sala de aula, sendo positiva quando se trata da inclusão da abordagem Étnico-Racial em conteúdos de Química. Além disso, foram apontadas sugestões de melhorias que foram incorporadas na versão final da HQ.
Abstract: Given the relevance of the topic of Education for Ethnic-Racial Relations, the scale of the issue of racism, and the lack of discussions and materials in Chemistry education, this research aims to build teaching material within this scope. Law No. 10.645/2003 mandates this inclusion, with the history and culture of Indigenous peoples also being incorporated through Law No. 11.645/2008. The methodology involves creating educational material in the form of a comic book that connects three key themes: racism through the lens of Black people's afro hair, the Chemistry of hair, and the story of Madam C. J. Walker. This comic book was presented to the Glúons Science Club, alongside a questionnaire from which data was collected and later analyzed using Bardin’s content analysis technique. Feedback from the club members suggests that the comic book has strong potential for classroom use, showing positive reception when addressing Ethnic-Racial issues in Chemistry content. Additionally, suggestions for improvements were made and incorporated into the final version of the comic book.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.