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dc.contributor.advisorMuñoz Arboleda, Daniel Mauricio-
dc.contributor.authorSilva, Vítor Rangel de Aquino-
dc.identifier.citationSILVA, Vítor Rangel de Aquino. Controle de impedância de uma órtese motorizada para joelho. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA órtese motorizada de joelho é uma inovação tecnológica que desempenha um papel significativo no campo da reabilitação e assistência para pessoas com comprometimento motor ou lesões no joelho. Esta tecnologia combina a funcionalidade das órteses tradicionais com a capacidade de fornecer assistência motora controlada, oferecendo uma abordagem mais avançada e personalizada para o suporte biomecânico. Neste trabalho foi desenvolvido uma órtese motorizada de joelho utilizando um controlador de impedância em conjunto com um controlador Proporcional-Integral (PI). O projeto é composto por duas partes: parte superior e inferior da perna conectados através de uma junta motorizada. A junta é feita de alumínio, devido a sua elevada propriedade mecânica em função do peso e possui um motor Brushless DC, uma caixa de redução para aumentar o torque e um rolamento para reduzir o atrito entre peças e garantir um movimento suave. O motor é controlado por meio de um microcontrolador, cuja função será gerar um sinal de controle para os motores com base no controlador de impedância. O projeto também possui uma Unidade de Medição Inercial (IMU) para assegurar a correta medição do ângulo da junta. Os testes executados foram compostos por três modos: o primeiro, objetiva a detecção da intenção de movimento do usuário, ou seja, detecta uma força aplicada e mantém o sentido do movimento até uma posição pré-definida, independente da força ter cessado; o segundo, detecta a intenção de movimento do usuário e compensa o movimento utilizando o motor, isto é, enquanto a força é aplicada, o motor se move naquele sentido; e o terceiro, aplicando uma força contrária à intenção de movimento e retornando ao ponto de referência logo após. Os resultados foram obtidos através da medição de ângulos realizados pelo sensor Hall embutido no motor e validados através das redundâncias compostas por transferidor e IMU, além de curvas de corrente média pelo tempo, cuja análise mostram a aplicação da força e respectiva resposta do motor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReabilitaçãopt_BR
dc.subject.keywordExoesqueletopt_BR
dc.subject.keywordÓrtesespt_BR
dc.subject.keywordJoelhospt_BR
dc.titleControle de impedância de uma órtese motorizada para joelhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T18:47:17Z-
dc.date.available2024-09-24T18:47:17Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39971-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The motorized knee orthosis is a technological innovation that plays a significant role in the field of rehabilitation and assistance for people with motor impairment or knee injuries. This technology combines the functionality of traditional orthoses with the ability to provide controlled motor assistance, offering a more advanced and personalized approach to biomechanical support. In this work, a motorized knee orthosis was developed using an impedance controller in conjunction with a Proportional-Integral (PI) controller. The project consists of two parts: upper and lower leg connected through a motorized joint. The joint is made of aluminum, due to its high mechanical properties in relation to its weight, and has a Brushless DC motor, a reduction box to increase torque and a bearing to reduce friction between parts and ensure smooth movement. The motor will be controlled using a microcontroller, more specifically an Arduino, whose function will be to generate a control signal for the motors based on the impedance controller. The design also features an Inertial Measurement Unit (IMU) to ensure correct joint angle measurement. The tests performed were composed of three modes: the first, aims to detect the user’s intention to move, that is, it detects an applied force and maintains the direction of movement until a pre-defined position, regardless of the force having ceased; the second, detects the user’s intention to move and compensates the movement using the motor, that is, while the force is applied, the motor moves in that direction; and the third, applying a force contrary to the intention of movement and returning to the reference point shortly after. The results were obtained by measuring angles made by the Hall sensor built into the motor and validated through redundancies made up of a protractor and IMU, in addition to average current curves over time, the analysis of which shows the application of force and the respective motor response.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



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