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Título: Access : estudo ergonômico de veículo para pessoas em cadeira de rodas
Autor(es): Carvalho, Hillary Lemes Rezende
Orientador(es): Miranda, Mateus Rodrigues
Assunto: Acessibilidade
Cadeirantes
Automóveis - projetos e construção
Ergonomia
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: CARVALHO, Hillary Lemes Rezende. Access: estudo ergonômico de veículo para pessoas em cadeira de rodas. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mercado de veículos acessíveis no Brasil consiste na atuação de empresas modificadoras que realizam adaptações automotivas que visam promover a inclusão do público de pessoas com deficiência. Assim sendo, não existe atualmente no país um veículo destinado a pessoas em cadeira de rodas que seja pensado desde seu projeto à concepção com este objetivo. De modo geral, as Leis e Normas do ramo automotivo brasileiro definem poucos ou nenhum requisito específico para veículos acessíveis da categoria M1. Nesse sentido, o presente trabalho tem o intuito de abordar os normativos internacionais que tratem sobre aspectos construtivos deste tipo de veículo, assim como apresenta a relação dos normativos estrangeiros com as normas reconhecidas no âmbito do Brasil, além de realizar a validação do package automotivo e definição dos hardpoints veiculares. O Access se trata de um veículo modelado para atender pessoas em cadeira de rodas, trazendo conceitos direcionados a este público ao tratar da segurança e conforto do ocupante, como o embarque e desembarque por meio de rampa de acesso veicular (RAV), dispositivos de ancoragem da cadeira de rodas e retenção do ocupante (WTORS), que sigam requisitos construtivos de Regulamentos Europeus. Além disso, o desenvolvimento do estudo também aborda a condução do veículo por meio de comandos exclusivamente manuais e apresenta exemplos de design praticados para veículos com a mesma finalidade ao redor do mundo. E por fim, valida a funcionalidade do projeto por meio da análise ergonômica através das Normas SAE J40004, SAE J1052, SAE J941 e SAE J287.
Abstract: The market for accessible vehicles in Brazil consists of the services provided by modification companies, which carry out adaptations to vehicles in order to promote the integration of people with disabilities. As a result, there is currently no vehicle in the country intended for people in wheelchairs that has been designed with this purpose in mind. In general, the laws and standards of the Brazilian automotive industry define few or no specific requirements for accessible vehicles of category M1. In this sense, the present work intends to approach the international standards that deal with constructive aspects of this type of vehicle, as well as to present the relation between the foreign standards and the standards recognised in Brazil, in addition to validating the automotive package and defining the vehicular hardpoints. Access is a vehicle modelled to serve people in wheelchairs, bringing concepts aimed at this public when dealing with occupant safety and comfort, such as boarding and alighting by means of a vehicle access ramp (RAV), wheelchair tie-down devices and occupant restraint system(WTORS), which follow the construction requirements of European Regulations. In addition, the development of the study also addresses driving the vehicle using exclusively manual controls and presents design examples practised for vehicles with the same purpose around the world. Finally, it validates the functionality of the project by analysing ergonomics using the SAE J40004, SAE J1052, SAE J941 and SAE J287 standards.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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