Título: | Access : estudo ergonômico de veículo para pessoas em cadeira de rodas |
Autor(es): | Carvalho, Hillary Lemes Rezende |
Orientador(es): | Miranda, Mateus Rodrigues |
Assunto: | Acessibilidade Cadeirantes Automóveis - projetos e construção Ergonomia |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | CARVALHO, Hillary Lemes Rezende. Access: estudo ergonômico de veículo para pessoas em cadeira de rodas. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O mercado de veículos acessíveis no Brasil consiste na atuação de empresas modificadoras
que realizam adaptações automotivas que visam promover a inclusão do público de pessoas com deficiência. Assim sendo, não existe atualmente no país um veículo destinado
a pessoas em cadeira de rodas que seja pensado desde seu projeto à concepção com este
objetivo. De modo geral, as Leis e Normas do ramo automotivo brasileiro definem poucos
ou nenhum requisito específico para veículos acessíveis da categoria M1. Nesse sentido, o
presente trabalho tem o intuito de abordar os normativos internacionais que tratem sobre
aspectos construtivos deste tipo de veículo, assim como apresenta a relação dos normativos estrangeiros com as normas reconhecidas no âmbito do Brasil, além de realizar a
validação do package automotivo e definição dos hardpoints veiculares. O Access se trata
de um veículo modelado para atender pessoas em cadeira de rodas, trazendo conceitos direcionados a este público ao tratar da segurança e conforto do ocupante, como o embarque
e desembarque por meio de rampa de acesso veicular (RAV), dispositivos de ancoragem
da cadeira de rodas e retenção do ocupante (WTORS), que sigam requisitos construtivos
de Regulamentos Europeus. Além disso, o desenvolvimento do estudo também aborda a
condução do veículo por meio de comandos exclusivamente manuais e apresenta exemplos
de design praticados para veículos com a mesma finalidade ao redor do mundo. E por fim,
valida a funcionalidade do projeto por meio da análise ergonômica através das Normas
SAE J40004, SAE J1052, SAE J941 e SAE J287. |
Abstract: | The market for accessible vehicles in Brazil consists of the services provided by modification companies, which carry out adaptations to vehicles in order to promote the
integration of people with disabilities. As a result, there is currently no vehicle in the
country intended for people in wheelchairs that has been designed with this purpose in
mind. In general, the laws and standards of the Brazilian automotive industry define few
or no specific requirements for accessible vehicles of category M1. In this sense, the present
work intends to approach the international standards that deal with constructive aspects
of this type of vehicle, as well as to present the relation between the foreign standards
and the standards recognised in Brazil, in addition to validating the automotive package
and defining the vehicular hardpoints. Access is a vehicle modelled to serve people in
wheelchairs, bringing concepts aimed at this public when dealing with occupant safety
and comfort, such as boarding and alighting by means of a vehicle access ramp (RAV),
wheelchair tie-down devices and occupant restraint system(WTORS), which follow the
construction requirements of European Regulations. In addition, the development of the
study also addresses driving the vehicle using exclusively manual controls and presents
design examples practised for vehicles with the same purpose around the world. Finally, it
validates the functionality of the project by analysing ergonomics using the SAE J40004,
SAE J1052, SAE J941 and SAE J287 standards. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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