Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Hélio Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Estanislau, Juliana Almeida | - |
dc.identifier.citation | ESTANISLAU, Juliana Almeida. Processo de escolha dos livros didáticos em escolas estaduais de Flores de Goiás. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Ciências da Natureza, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo da temática da escolha do livro didático, vislumbrando a sua
importância na escola, sendo que, muitas vezes, ele é o instrumento que orienta
os professores no que se refere ao conteúdo a ser trabalhado em cada série. O
cenário de pesquisa foram as Escolas Estaduais Marechal Humberto de Alencar
Castelo Branco, Damásio Ribeiro de Miranda e Júlio César Teodoro. Sustentada
pela abordagem qualitativa do tipo exploratório, este trabalho assume como
método a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para coletar as
informações, utilizamos o questionário e, para analisar os dados, nos debruçamos na análise qualitativa. A pesquisa revelou que o Programa
Nacional do Livro de Didático (PNLD), em sua configuração atual, não
contempla completamente as demandas particulares das escolas em questão.
O PNLD Campo poderia ser uma resposta mais eficaz, considerando as
particularidades do contexto agrário e as características próprias dessas
comunidades, sendo que a maioria dos alunos atendidos pelas escolas onde
foi realizada a pesquisa residem em assentamentos do Instituto Nacional de
Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O ideal seria oferecer materiais
didáticos que não apenas abordam os temas curriculares, mas também
refletem a vivência, cultura e desafios enfrentados pelos estudantes que
residem nessas regiões. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Processo de escolha dos livros didáticos em escolas estaduais de Flores de Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T14:45:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T14:45:33Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39927 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study proposes the theme of choosing a textbook, highlighting its
importance in school, as it is often the instrument that guides teachers
regarding the content to be covered in each grade. The research setting was the
Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Damásio Ribeiro de Miranda
and Júlio César Teodoro State Schools. Supported by an exploratory qualitative
approach, this work uses bibliographic research and case studies as it’s method.To collect the information, we used the questionnaire and, to analyze the data,
we focused on qualitative analysis. The research revealed that the National
Textbook Program (PNLD), in its current configuration, does not fully address
the particular demands of the schools in question. PNLD Campo could be a
more effective response, considering the particularities of the agrarian context
and the specific characteristics of these communities, with the majority of
students attended by the schools where the research was carried out residing in
Landless Movement (MST) settlements. The ideal would be to offer teaching
materials that not only address curricular themes, but also reflect the experience,
culture and challenges faced by students residing in these regions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|