Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JulianaAlmeidaEstanislau_tcc.pdf803,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Hélio Rodrigues dos-
dc.contributor.authorEstanislau, Juliana Almeida-
dc.identifier.citationESTANISLAU, Juliana Almeida. Processo de escolha dos livros didáticos em escolas estaduais de Flores de Goiás. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Ciências da Natureza, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo da temática da escolha do livro didático, vislumbrando a sua importância na escola, sendo que, muitas vezes, ele é o instrumento que orienta os professores no que se refere ao conteúdo a ser trabalhado em cada série. O cenário de pesquisa foram as Escolas Estaduais Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Damásio Ribeiro de Miranda e Júlio César Teodoro. Sustentada pela abordagem qualitativa do tipo exploratório, este trabalho assume como método a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para coletar as informações, utilizamos o questionário e, para analisar os dados, nos debruçamos na análise qualitativa. A pesquisa revelou que o Programa Nacional do Livro de Didático (PNLD), em sua configuração atual, não contempla completamente as demandas particulares das escolas em questão. O PNLD Campo poderia ser uma resposta mais eficaz, considerando as particularidades do contexto agrário e as características próprias dessas comunidades, sendo que a maioria dos alunos atendidos pelas escolas onde foi realizada a pesquisa residem em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O ideal seria oferecer materiais didáticos que não apenas abordam os temas curriculares, mas também refletem a vivência, cultura e desafios enfrentados pelos estudantes que residem nessas regiões.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.titleProcesso de escolha dos livros didáticos em escolas estaduais de Flores de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T14:45:33Z-
dc.date.available2024-09-20T14:45:33Z-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39927-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study proposes the theme of choosing a textbook, highlighting its importance in school, as it is often the instrument that guides teachers regarding the content to be covered in each grade. The research setting was the Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Damásio Ribeiro de Miranda and Júlio César Teodoro State Schools. Supported by an exploratory qualitative approach, this work uses bibliographic research and case studies as it’s method.To collect the information, we used the questionnaire and, to analyze the data, we focused on qualitative analysis. The research revealed that the National Textbook Program (PNLD), in its current configuration, does not fully address the particular demands of the schools in question. PNLD Campo could be a more effective response, considering the particularities of the agrarian context and the specific characteristics of these communities, with the majority of students attended by the schools where the research was carried out residing in Landless Movement (MST) settlements. The ideal would be to offer teaching materials that not only address curricular themes, but also reflect the experience, culture and challenges faced by students residing in these regions.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.