Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39915
Título: | O papel social da ciência na visão de futuros professores de química a partir de indicadores de alfabetização científica |
Autor(es): | Santos, Lara Nery |
Orientador(es): | Cortez, Jheniffer Micheline |
Assunto: | Química - estudo e ensino Letramento científico Professores - aprendizagem Papel social |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Set-2024 |
Referência: | SANTOS, Lara Nery. O papel social da ciência na visão de futuros professores de química a partir de indicadores de alfabetização científica. 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Durante a pandemia de covid-19, o movimento negacionista ganhou espaço no país e
descredibiliza continuamente a ciência. Os impactos na imagem popular da ciência foram
imensuráveis e ainda refletem nos comportamentos e na confiança da sociedade. Este trabalho
teve como foco analisar como a alfabetização científica de futuros professores de Química
pode contribuir para uma educação voltada para a formação de estudantes conscientes e ativos
para retomar o caminho de valorização da ciência no Brasil. Para realização do estudo, foi
desenvolvida uma intervenção em uma turma de Didática da Química, disciplina obrigatória
para o curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Por meio de três
atividades, buscamos compreender e interpretar as percepções do papel social da ciência dos
licenciandos, assim como os indicadores de alfabetização científica manifestados por eles e
como esses fatores influenciam na prática pedagógica desses futuros professores. Em um
primeiro momento, foi aplicado o questionário TOSLS (Test of Scientific Literacy Skills), em
tradução literal significa “teste de habilidades de letramento científico”, para analisar as
percepções sobre o papel da ciência e a credibilidade das informações divulgadas na mídia a1
partir de nove habilidades estudadas. A atividade seguinte consistiu em um debate, orientado
por um roteiro, sobre questões relacionadas à credibilidade da ciência no período pandêmico e
a influência da ciência na tomada de decisões públicas para identificar possíveis ações
geradoras de indicadores de alfabetização científica nos posicionamentos dos futuros
professores e relacioná-las com os indicadores propostos por Pizarro (2014). Ao final do
cronograma, o questionário inicial foi retomado para que os licenciandos analisassem seus
resultados em cada habilidade. Ao longo da intervenção realizada, foram identificados os
nove indicadores de alfabetização científica propostos por Pizarro (2014): Articular ideias;
Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar; Atuar,
sendo eles indícios de que os professores em formação que participaram da pesquisa têm
consciência de seu papel social na educação brasileira. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.