Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GiovaniVerasFantinati_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Jéssica de-
dc.contributor.authorFantinati, Giovani Veras-
dc.identifier.citationFANTINATI, Giovani Veras. Ensino coletivo de violão no choro: o som antes do sinal. 2024. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da constatação de Gonçalves (2013) de que na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (EBCRR) havia uma inversão do ensino do choro em relação à forma como os “Chorões” aprendem em ambientes não institucionalizados, ensinandose primeiro a ler e escrever partitura para só nos anos finais ensinar a “tocar de ouvido”. Essa constatação motivou o objetivo desse trabalho: Propor uma sequência didática para o contexto de aula coletiva de violão, focada em “tocar música de ouvido”. Nesse sentido a questão central aqui trabalhada é “Como articular ‘tocar música de ouvido’ ao ensino coletivo de violão?”, a qual foi investigada por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa de natureza aplicada, buscando interligar autores de três grandes eixos identificados no cerne dessa questão: 1) Ensino de violão no contexto do choro; 2) Ensino coletivo de violão (ECV); 3) “tocar de ouvido”. A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de tornar o ensino de música mais democrático e acessível, o que conforme Cruvinel (2008) pode ser alcançado através do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM). Além disso há uma escassez de estudos que abordem o ensino de choro nas instituições brasileiras (Matos, 2009), o que reforça ainda mais a necessidade da realização de um trabalho voltado para este tema. Como resultados ressalto o levantamento realizado das “habilidades para ser tornar um ‘Chorão’”, o qual foi utilizado para produzir a “Sequência didática para o ECV de choro”. Além disso apresentamos referencial teórico que confirma a possibilidade de ensinarmos o “tocar de ouvido” desde dos contatos iniciais com o instrumento musical.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordChoro (Gênero musical)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica popularpt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordViolão - instrução e estudopt_BR
dc.titleEnsino coletivo de violão no choro : o som antes do sinalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T19:26:18Z-
dc.date.available2024-09-19T19:26:18Z-
dc.date.submitted2024-07-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39914-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.