Título: | Moacir Santos : legado musical e proposta pedagógico-musical |
Autor(es): | Oliveira, Guilherme Martins |
Orientador(es): | Arsky Filho, Vadim da Costa |
Assunto: | Aprendizagem musical Música - instrução e estudo Moacir Santos (1926-2006) |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Set-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Guilherme Martins. Moacir Santos: legado musical e proposta pedagógico-musical. 2024. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada a partir da pesquisa que
investigou a inter-relação entre a trajetória musical e profissional de Moacir Santos e sua
abordagem pedagógico-musical como educador musical. Nesse sentido, realizou-se um estudo
bibliográfico, de cunho qualitativo, que explorou a trajetória de vida de Moacir Santos,
permitindo pôr em evidência a singularidade dessa personagem extraordinária. A referência
fundamental para a realização deste trabalho foi a pesquisa realizada por Andrea Ernest Dias
(2010), que explorou a trajetória de vida e a obra musical de Moacir Santos. Recorreu-se
também às pesquisas de França (2007); Gomes (2009); Rodrigues e Coelho (2022); Vicente
(2012); Prieto (2017); Bonetti (2010, 2020), todos dedicados a explorar aspectos importantes
da obra, do contexto da produção e de como esses caminhos criativos de produção deram a
Moacir Santos uma característica rica e singular. A obra musical de Moacir Santos
desempenhou um papel importante na música brasileira, abrangendo uma variedade de estilos
e gêneros. Este estudo apontou como essa diversidade musical pode vir a enriquecer a
abordagem pedagógica do ensino de musical no Brasil. Os resultados destacam a importância
da música de Moacir Santos no desenvolvimento de habilidades musicais, na promoção da
criatividade e na valorização da cultura musical brasileira dentro do contexto educacional. |
Abstract: | This work aims to analyze the interrelationship between Moacir Santos musical and
professional trajectory and his musical—pedagogical approach as a music educator. In this
sense, a bibliographical study was carried out, of a qualitative nature, which explored the life
trajectory of Moacir Santos, making it possible to highlight the uniqueness of this extraordinary
of character. The fundamental reference for carrying out this work was the research carried out
by Andrea Ernest Dias (2010), who explored the life trajectory of Moacir Santos. Research from
França (2007) was also used; Gomes (2009); Rodrigues and Coelho (2022); Vicente (2012);
Prieto (2017); Bonetti (2010, 2020), all dedicated to exploring important aspects of the work,
the context of production and how these creative paths of production gave Moacir Santos a rich
and unique characteristic. Moacir Santos musical work played an important role in Brazilian
music, encompassing a variety of styles and genres. This study pointed out how this musical
diversity can enrich the pedagogical approach to music education in Brazil. The results
highlight the importance of Moacir Santos music in developing musical skills, promoting
creativity, and valuing Brazilian musical culture within the educational context |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.