Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PriscilaLimaRodrigues_tcc.pdf779,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de qualidade do conteúdo sobre apraxia de fala na infância em vídeos do Youtube
Autor(es): Rodrigues, Priscila Lima
Orientador(es): Lima, Aveliny Mantovan
Assunto: Desinformação
Apraxia
Fala
Infância
Mídia e infância
YouTube (Site de vídeos)
Data de apresentação: 15-Jul-2023
Data de publicação: 19-Set-2024
Referência: RODRIGUES, Priscila Lima. Avaliação de qualidade do conteúdo sobre apraxia de fala na infância em vídeos do Youtube. 2023. 46 f.; il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Informações falsas são dadas diariamente por diferentes meios de comunicação e com um poder de propagação imenso na internet, principalmente nas mídias sociais. O objetivo deste estudo é abordar a qualidade das informações sobre apraxia de fala na infância em vídeos da mídia YouTube. Para isso a metodologia foi dividida em duas partes, na primeira foi feito uma revisão de escopo, utilizando o checklist PRISMA, para buscar os marcadores de evidência para apraxia em relação à definição, etiologia, características, avaliação e tratamento. Na segunda etapa foi realizado o confronto dos marcadores de evidência com os 20 vídeos mais relevantes na mídia Youtube sobre o tema. Foi utilizado um modelo de regressão múltiplo para a análise estatística, que comparou o índice de evidência, criado a partir do número de evidências subtraído o número de informações falsas, e posição de relevância do vídeo, autoria do vídeo, número de visualizações e ocorrência de fake news. A análise revelou efeito entre o índice de evidência e a autoria do vídeo. Os vídeos com autoria de não-fonoaudiólogos tiverem índice de evidência menor que os índices com autoria de fonoaudiólogos.
Abstract: Fake news is given daily by different means of communication and with immense propagation power on the internet, especially on social media. The aim of this study is to address the quality of information about childhood apraxia of speech (CAS) on YouTube media videos. Methodology was divided into two parts: the first part a scope review was carried out, using the PRISMA checklist, to look for evidence markers for CAS in relation to the definition, etiology, characteristics, evaluation and treatment. In the second part the evidence markers were compared with the 20 most relevant videos on the YouTube media on the subject. A multiple regression model was used for statistical analysis, which compared the evidence index, created from the number of evidence subtracted from the number of false information, and position of relevance of the video, authorship of the video, number of views and occurrence of fake news. The analysis revealed an effect between the evidence index and video authorship. The videos authored by non-speech therapists had a lower evidence index than the indices authored by speech therapists.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.