Título: | Avaliação de qualidade do conteúdo sobre apraxia de fala na infância em vídeos do Youtube |
Autor(es): | Rodrigues, Priscila Lima |
Orientador(es): | Lima, Aveliny Mantovan |
Assunto: | Desinformação Apraxia Fala Infância Mídia e infância YouTube (Site de vídeos) |
Data de apresentação: | 15-Jul-2023 |
Data de publicação: | 19-Set-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Priscila Lima. Avaliação de qualidade do conteúdo sobre apraxia de fala na infância em vídeos do Youtube. 2023. 46 f.; il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Informações falsas são dadas diariamente por diferentes meios de comunicação e com um
poder de propagação imenso na internet, principalmente nas mídias sociais. O objetivo deste
estudo é abordar a qualidade das informações sobre apraxia de fala na infância em vídeos da
mídia YouTube. Para isso a metodologia foi dividida em duas partes, na primeira foi feito uma
revisão de escopo, utilizando o checklist PRISMA, para buscar os marcadores de evidência
para apraxia em relação à definição, etiologia, características, avaliação e tratamento. Na
segunda etapa foi realizado o confronto dos marcadores de evidência com os 20 vídeos mais
relevantes na mídia Youtube sobre o tema. Foi utilizado um modelo de regressão múltiplo para
a análise estatística, que comparou o índice de evidência, criado a partir do número de
evidências subtraído o número de informações falsas, e posição de relevância do vídeo, autoria
do vídeo, número de visualizações e ocorrência de fake news. A análise revelou efeito entre o
índice de evidência e a autoria do vídeo. Os vídeos com autoria de não-fonoaudiólogos tiverem
índice de evidência menor que os índices com autoria de fonoaudiólogos. |
Abstract: | Fake news is given daily by different means of communication and with immense propagation
power on the internet, especially on social media. The aim of this study is to address the quality
of information about childhood apraxia of speech (CAS) on YouTube media videos.
Methodology was divided into two parts: the first part a scope review was carried out, using
the PRISMA checklist, to look for evidence markers for CAS in relation to the definition,
etiology, characteristics, evaluation and treatment. In the second part the evidence markers
were compared with the 20 most relevant videos on the YouTube media on the subject. A
multiple regression model was used for statistical analysis, which compared the evidence
index, created from the number of evidence subtracted from the number of false information,
and position of relevance of the video, authorship of the video, number of views and occurrence
of fake news. The analysis revealed an effect between the evidence index and video authorship.
The videos authored by non-speech therapists had a lower evidence index than the indices
authored by speech therapists. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.