Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RosileneDePaulaBulbol_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Música e Fonoaudiologia : análise da interdisciplinaridade nas práticas de estágio
Autor(es): Bulbol, Rosilene de Paula
Orientador(es): Almeida, Jéssica de
Assunto: Aprendizagem musical
Fonoaudiologia
Interdisciplinaridade - arte/ciências
Saúde vocal
Data de apresentação: 16-Ago-2024
Data de publicação: 18-Set-2024
Referência: BULBOL, Rosilene de Paula. Música e Fonoaudiologia: análise da interdisciplinaridade nas práticas de estágio. 2024. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa parte da análise de possibilidades entre a interdisciplinaridade da educação musical e a fonoaudiologia, em uma experiência conjugada do ensino musical e a fonoaudiologia no contexto escolar, em uma Escola Parque, em Brasília. Neste contexto, objetiva-se analisar as possibilidades de uma abordagem interdisciplinar entre Música e Fonoaudiologia para o ensino de música escolar. Deste modo, desdobram-se os objetivos específicos de estudar elementos presentes na BNCC que demandam uma abordagem interdisciplinar para serem cumpridos; compreender o conceito interdisciplinaridade no encontro entre música e fonoaudiologia; e analisar o encontro entre música e fonoaudiologia no contexto de um estágio supervisionado em música. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, os resultados indicam que a análise da interdisciplinaridade entre Música e Fonoaudiologia dialoga com a BNCC e as pesquisas de Andrade (2015), Moreira (2015) e Rheinboldt (2018), como os referenciais teóricos que fundamentam a análise da educação musical da voz cantada com crianças. Conclui-se indicando verídicos trajetos de uma visão interdisciplinar.
Abstract: This research is based on an analysis of the possibilities of interdisciplinary music teaching and speech therapy, in a combined experience of music teaching and speech therapy in the school context of the park school. The question is: how can we talk to children about the physiological mechanisms involved in the singing voice? How can we talk about vocal health in this environment? How can children assimilate this content? Since the voice is an abstract material, how can it be materialized for children's learning? What challenges are faced? How are music and speech therapy intertwined at this juncture? In this context, the aim is to analyze the possibilities of an interdisciplinary approach between music and speech therapy for teaching school music. In this way, the specific objectives of studying elements present in the BNCC, which demand an interdisciplinary approach, as well as the understanding of this concept, in the encounter between music and speech therapy, unfold. From the analysis of this meeting, in the context of a supervised internship in music, through digital research, quantitative data was sought from music education work, with a focus on vocal health, carried out with children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.