Título: | Música e Fonoaudiologia : análise da interdisciplinaridade nas práticas de estágio |
Autor(es): | Bulbol, Rosilene de Paula |
Orientador(es): | Almeida, Jéssica de |
Assunto: | Aprendizagem musical Fonoaudiologia Interdisciplinaridade - arte/ciências Saúde vocal |
Data de apresentação: | 16-Ago-2024 |
Data de publicação: | 18-Set-2024 |
Referência: | BULBOL, Rosilene de Paula. Música e Fonoaudiologia: análise da interdisciplinaridade nas práticas de estágio. 2024. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa parte da análise de possibilidades entre a interdisciplinaridade da educação musical e a fonoaudiologia, em uma experiência conjugada do ensino musical e a fonoaudiologia no contexto escolar, em uma Escola Parque, em Brasília. Neste contexto, objetiva-se analisar as possibilidades de uma abordagem interdisciplinar entre Música e Fonoaudiologia para o ensino de música escolar. Deste modo, desdobram-se os objetivos específicos de estudar elementos presentes
na BNCC que demandam uma abordagem interdisciplinar para serem cumpridos;
compreender o conceito interdisciplinaridade no encontro entre música e fonoaudiologia; e analisar o encontro entre música e fonoaudiologia no contexto de um estágio supervisionado em música. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, os resultados indicam que a análise da interdisciplinaridade entre
Música e Fonoaudiologia dialoga com a BNCC e as pesquisas de Andrade (2015),
Moreira (2015) e Rheinboldt (2018), como os referenciais teóricos que fundamentam
a análise da educação musical da voz cantada com crianças. Conclui-se indicando
verídicos trajetos de uma visão interdisciplinar. |
Abstract: | This research is based on an analysis of the possibilities of interdisciplinary music teaching and
speech therapy, in a combined experience of music teaching and speech therapy in the school
context of the park school. The question is: how can we talk to children about the physiological
mechanisms involved in the singing voice? How can we talk about vocal health in this
environment? How can children assimilate this content? Since the voice is an abstract material,
how can it be materialized for children's learning? What challenges are faced? How are music
and speech therapy intertwined at this juncture? In this context, the aim is to analyze the
possibilities of an interdisciplinary approach between music and speech therapy for teaching
school music. In this way, the specific objectives of studying elements present in the BNCC,
which demand an interdisciplinary approach, as well as the understanding of this concept, in
the encounter between music and speech therapy, unfold. From the analysis of this meeting, in
the context of a supervised internship in music, through digital research, quantitative data was
sought from music education work, with a focus on vocal health, carried out with children. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.