Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaMariaCavalcaSobreira_tcc.pdf308,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pecado nefando : representações da homossexualidade feminina no processo inquisitorial de Filipa de Sousa (1591-1592)
Autor(es): Sobreira, Ana Maria Cavalca
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Homossexualidade
Inquisição
Mulheres
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Data de apresentação: 20-Ago-2024
Data de publicação: 18-Set-2024
Referência: SOBREIRA, Ana Maria Cavalca. Pecado nefando: representações da homossexualidade feminina no processo inquisitorial de Filipa de Sousa (1591-1592). 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Igreja Católica desempenhou, durante o período colonial, um papel fundamental na repressão às práticas homossexuais no Brasil e suas respectivas punições. Dentre elas, a primeira visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-92), que acarretou em penitências espirituais e punições financeiras, nos chama atenção pelo açoitamento e exílio de Filipa de Sousa, uma das três mulheres punidas pelo crime de sodomia durante período e que, atualmente, é tida como um dos ícones inspiradores do movimento LGBTQIA+. Tendo isso em vista, o objeto de estudo desse artigo são as representações da homossexualidade feminina presentes no processo inquisitorial de Filipa de Souza. Assim, busca-se compreender como e por que as confissões, os interrogatórios e a decisão de sentença foram feitos de tal forma que foram, além de compreender os sentidos, os valores, as relações de poder e os contextos envolvidos na construção das representações de Filipa e suas supostas relações sexuais com mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.