Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Bruno Leal Pastor de | - |
dc.contributor.author | Souza, Anna Clara Félix de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Anna Clara Félix de. Dilemas temporais e representação do trauma do pós-primeira guerra mundial na sociedade londrina em Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A seguinte monografia pesquisa de quais modos as reações da sociedade londrina à
Primeira Guerra Mundial foram ilustradas pela autora inglesa Virginia Woolf no romance Mrs.
Dalloway. A pesquisa privilegia o uso de uma história literária, para desenvolver um estudo
psicológico e social da lógica do trauma de guerra a partir, do personagem Septimus Smith,
que é descrito como ex-combatente do dito conflito. Os regimes temporais também são formas
decisivas para se interpretar o livro: passado, presente e futuro aglomeram-se e dissociam-se a
todo momento durante a narrativa. Logo, é percebido que a dimensão do trauma nos soldados
britânicos é influenciado por decisões da aristocracia britânica quanto às dimensões sociais,
econômicas e sexuais, assim como a narrativa demonstra a própria perspectiva crítica de
Virginia Woolf sobre esse período, tal como a persistência do passado no presente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Woolf, Virginia, 1882 - 1941 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Primeira Guerra Mundial, 1914-1918 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mrs. Dalloway (1925) | pt_BR |
dc.title | Dilemas temporais e representação do trauma do pós-primeira guerra mundial na sociedade londrina em Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T19:32:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-18T19:32:57Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39895 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following monography urge to research about how the London Society reaction
to the First World War was ilustred by the English author Viriginia Woolf in the book Mrs.
Dalloway. The research favors the use of a Literary History, as well as a psychological and
social study of the logic of war trauma, especially regarding the character Septimus Smith, who
is described as a former combatant in the said conflict. Temporal regimes are also an instrument
to interpret the book: past, future and present come together and disassociate themselves at all
times during a narrative. Therefore, it is perceived by the soldiers that the dimension of trauma
in the British is influenced by the decisions of the British aristocracy regarding the social,
economic and sexual dimensions, just as the narrative demonstrates Virginia Woolf's own
critical perspective on this period, such as the persistence of past in the present. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|