Título: | As atitudes dos(as) professores(as) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília em relação aos (às) estudantes-atletas |
Autor(es): | Sousa, Gustavo Nascimento Silva de |
Orientador(es): | Costa, Felipe Rodrigues da |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) Educação física Atividade física Estudantes-atletas |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 11-Set-2024 |
Referência: | SOUSA, Gustavo Nascimento Silva de. As atitudes dos(as) professores(as) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília em relação aos (às) estudantes-atletas. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa analisou e verificou as atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB em
relação aos(às) estudantes-atletas. A população foi composta por todos(as) os(as)
professores(as) da FEF-UnB, sendo um total de 54 professores(as). Foi obtido uma amostra de
49 professores(as) após ser aplicado o questionário. O questionário aplicado aos(às)
professores(as) foi composto por 18 questões, entre elas questões fechadas, abertas e
dependentes (GIL, 2019). O questionário foi aplicado através do software Google forms e
enviado para o e-mail de todos(as) os(as) professores(as) da FEF-UnB. Foi utilizado como
análises estatísticas para variáveis das atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB a
mediana, 1° e 3° quartil, e para comparação de grupos em relação as variáveis de atitude foi
adotado o nível de significância de 5% e utilizado o teste de Mann-Whitney, para comparação
de dois grupos, e o teste de Kruskal-Wallis para comparação de três grupos ou mais
(SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013; NORMANDO; HONÓRIO, 2023). Os resultados
mostram que as atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB em relação aos(às)
estudantes-atletas são majoritariamente favoráveis, exceto a atitude em relação à possibilidade
de exigir menor carga horária por semestre. Ao fazer comparações entre grupos, verificando
se havia diferença significativa das atitudes para diferentes grupos de professores(as) da
FEF-UnB, somente dois grupos apresentaram diferença estatística significativa, ou seja,
apresentaram p<0.05, permitindo rejeitarmos a hipótese nula (NORMANDO; HONÓRIO,
2023). Somente há como rejeitar ou aceitar a hipótese desta pesquisa realizando outras
pesquisas, pois os resultados desta por si próprios não nos permitem isso, além do fato de ser
necessário haver políticas institucionais que garantam aos(às) estudantes-atletas da UnB, pelo
menos, o que garante a Lei n° 6.791/21 aos(às) estudantes-atletas do ensino público e privado
do Distrito Federal. É essencial haver políticas institucionais para os(as) estudantes-atletas da
UnB, assim como a conscientização por parte do corpo docente da UnB em relação à situação
vivida por eles(as), a fim de que os(as) estudantes-atletas não tenham que chegar ao ponto da
trajetória divergente, e que também não prejudique sua formação educacional ou esportiva. |
Abstract: | This research analyzed and verified the attitudes of FEF-UnB teachers towards
student-athletes. The population was made up of all teachers from FEF-UnB, with a total of
54 teachers. A sample of 49 teachers was obtained after applying the questionnaire. The
questionnaire applied to teachers consisted of 18 questions, including closed, open and
dependent questions (GIL, 2019). The questionnaire was administered using Google forms
software and sent to the email of all FEF-UnB teachers. The median, 1st and 3rd quartiles
were used as statistical analyzes for the attitude variables of FEF-UnB teachers, and for
comparison of groups in relation to attitude variables, a significance level of 5 was adopted. %
and the Mann-Whitney test was used to compare two groups, and the Kruskal-Wallis test was
used to compare three or more groups (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013;
NORMANDO; HONÓRIO, 2023). The results show that the attitudes of FEF-UnB
professors towards student-athletes are mostly favorable, except the attitude towards the
possibility of requiring less workload per semester. When making comparisons between
groups, checking whether there was a significant difference in attitudes for different groups of
FEF-UnB teachers, only two groups showed a statistically significant difference, that is, they
presented p<0.05, allowing us to reject the null hypothesis (NORMANDO; HONÓRIO,
2023). There is only way to reject or accept the hypothesis of this research by carrying out
other research, as the results of this in themselves do not allow us to do so, in addition to the
fact that it is necessary to have institutional policies that guarantee UnB student-athletes, at
least, which Law No. 6,791/21 guarantees to student-athletes in public and private education
in the Federal District. It is essential to have institutional policies for UnB student-athletes, as
well as awareness on the part of UnB faculty regarding the situation they are experiencing, so
that student-athletes do not have to reach the point of divergent trajectory, and that also does
not harm their educational or sporting training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
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