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Título: As atitudes dos(as) professores(as) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília em relação aos (às) estudantes-atletas
Autor(es): Sousa, Gustavo Nascimento Silva de
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Educação física
Atividade física
Estudantes-atletas
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 11-Set-2024
Referência: SOUSA, Gustavo Nascimento Silva de. As atitudes dos(as) professores(as) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília em relação aos (às) estudantes-atletas. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Resumo: Esta pesquisa analisou e verificou as atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB em relação aos(às) estudantes-atletas. A população foi composta por todos(as) os(as) professores(as) da FEF-UnB, sendo um total de 54 professores(as). Foi obtido uma amostra de 49 professores(as) após ser aplicado o questionário. O questionário aplicado aos(às) professores(as) foi composto por 18 questões, entre elas questões fechadas, abertas e dependentes (GIL, 2019). O questionário foi aplicado através do software Google forms e enviado para o e-mail de todos(as) os(as) professores(as) da FEF-UnB. Foi utilizado como análises estatísticas para variáveis das atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB a mediana, 1° e 3° quartil, e para comparação de grupos em relação as variáveis de atitude foi adotado o nível de significância de 5% e utilizado o teste de Mann-Whitney, para comparação de dois grupos, e o teste de Kruskal-Wallis para comparação de três grupos ou mais (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013; NORMANDO; HONÓRIO, 2023). Os resultados mostram que as atitudes dos(as) professores(as) da FEF-UnB em relação aos(às) estudantes-atletas são majoritariamente favoráveis, exceto a atitude em relação à possibilidade de exigir menor carga horária por semestre. Ao fazer comparações entre grupos, verificando se havia diferença significativa das atitudes para diferentes grupos de professores(as) da FEF-UnB, somente dois grupos apresentaram diferença estatística significativa, ou seja, apresentaram p<0.05, permitindo rejeitarmos a hipótese nula (NORMANDO; HONÓRIO, 2023). Somente há como rejeitar ou aceitar a hipótese desta pesquisa realizando outras pesquisas, pois os resultados desta por si próprios não nos permitem isso, além do fato de ser necessário haver políticas institucionais que garantam aos(às) estudantes-atletas da UnB, pelo menos, o que garante a Lei n° 6.791/21 aos(às) estudantes-atletas do ensino público e privado do Distrito Federal. É essencial haver políticas institucionais para os(as) estudantes-atletas da UnB, assim como a conscientização por parte do corpo docente da UnB em relação à situação vivida por eles(as), a fim de que os(as) estudantes-atletas não tenham que chegar ao ponto da trajetória divergente, e que também não prejudique sua formação educacional ou esportiva.
Abstract: This research analyzed and verified the attitudes of FEF-UnB teachers towards student-athletes. The population was made up of all teachers from FEF-UnB, with a total of 54 teachers. A sample of 49 teachers was obtained after applying the questionnaire. The questionnaire applied to teachers consisted of 18 questions, including closed, open and dependent questions (GIL, 2019). The questionnaire was administered using Google forms software and sent to the email of all FEF-UnB teachers. The median, 1st and 3rd quartiles were used as statistical analyzes for the attitude variables of FEF-UnB teachers, and for comparison of groups in relation to attitude variables, a significance level of 5 was adopted. % and the Mann-Whitney test was used to compare two groups, and the Kruskal-Wallis test was used to compare three or more groups (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013; NORMANDO; HONÓRIO, 2023). The results show that the attitudes of FEF-UnB professors towards student-athletes are mostly favorable, except the attitude towards the possibility of requiring less workload per semester. When making comparisons between groups, checking whether there was a significant difference in attitudes for different groups of FEF-UnB teachers, only two groups showed a statistically significant difference, that is, they presented p<0.05, allowing us to reject the null hypothesis (NORMANDO; HONÓRIO, 2023). There is only way to reject or accept the hypothesis of this research by carrying out other research, as the results of this in themselves do not allow us to do so, in addition to the fact that it is necessary to have institutional policies that guarantee UnB student-athletes, at least, which Law No. 6,791/21 guarantees to student-athletes in public and private education in the Federal District. It is essential to have institutional policies for UnB student-athletes, as well as awareness on the part of UnB faculty regarding the situation they are experiencing, so that student-athletes do not have to reach the point of divergent trajectory, and that also does not harm their educational or sporting training.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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