Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Batista, Jesiane Machado | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Jesiane Machado. Desenhos infantis de crianças de Brasília (2001): uma perspectiva de duas décadas depois. 2024. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é compreender a importância que o desenho tem para as crianças.
Tanto o papel social da criança, como o contexto histórico do desenho e o ato de desenhar
serão abordados neste estudo, bem como a sua correlação, desse modo, a metodologia da
pesquisa é bibliográfica documental. As imagens utilizadas neste estudo são provenientes da
pesquisa "Corpos Desenhados - Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da
Mídia" da Dra. Ingrid Dittrich Wiggers, disponibilizada pelo Grupo Imagem - Grupo de
Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). Outro fato, é que alguns informações que serão
tratados neste trabalho, são provenientes da minha participação como estudante,
extensionista/bolsista do Grupo Imagem, por tanto as atividades desenvolvidas em 2023,
como a organização e a digitalização será abordada nesse estudo. O desenho é uma linguagem
ampla e de fácil acesso utilizada pelas crianças para expressar seus sentimentos e
experiências. Os desenhos apresentados neste estudo foram feitos por alunos do ensino
fundamental de duas escolas públicas de Brasília, em 2001. A metodologia adotada foi focar
apenas nos desenhos que possuíssem títulos ou frases que os descreviam, sejam eles escritos
pelos próprios alunos ou pelos professores, numa tentativa imparcial de tornar o conteúdo dos
desenhos mais compreensível. Em resumo, cada desenho revelou as experiências, desejos,
gostos pessoais e processos de aprendizagem dos alunos. Como resultado, o desenho
representa uma ferramenta de destaque e de importância para as crianças, devido ao seu papel
como meio inicial de externalização sem a necessidade de verbalização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho infantil | pt_BR |
dc.title | Desenhos infantis de crianças de Brasília (2001): uma perspectiva de duas décadas depois | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T20:12:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11T20:12:00Z | - |
dc.date.submitted | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39871 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this study is to understand the importance drawing has for children. Both
childrens's societal role and the historical background related to the act of drawing will be
addressed in this study as well as their correlation. Therefore, the research methodology is
bibliographic and documentary. The images used in this study are from Dr. Ingrid Dittrich
Wiggers's "Corpos Desenhados - Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da
Mídia" research, made available by Grupo Imagem - Research Group at the University of
Brasília (UnB). Another fact is that some of the information that will be covered in this work
comes from my participation as a student, extension worker/scholarship member of Grupo
Imagem, so both the activities developed in 2023, as well as the organization and
digitalization will be addressed in this study. Drawing is a broad and easily accessible
language used by children to express their feelings and experiences. The drawings presented
in this study were done by elementary school students from two public schools in Brasília, in
2001. The methodology adopted was to focus solely on the drawings which had titles or
sentences that described them, weather written by the students themselves or by teachers in a
non-biased attempt to make the content of the drawings more understandable. In summary,
each drawing revealed the students's experiences, desires, personal tastes and learning
processes. As a result, drawing represents prominent and important tool for children due to it's
role as an inicial means for externalization without the need of verbalization. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|