Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JesianeMachadoBatista_tcc.PDF76,79 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.contributor.authorBatista, Jesiane Machado-
dc.identifier.citationBATISTA, Jesiane Machado. Desenhos infantis de crianças de Brasília (2001): uma perspectiva de duas décadas depois. 2024. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender a importância que o desenho tem para as crianças. Tanto o papel social da criança, como o contexto histórico do desenho e o ato de desenhar serão abordados neste estudo, bem como a sua correlação, desse modo, a metodologia da pesquisa é bibliográfica documental. As imagens utilizadas neste estudo são provenientes da pesquisa "Corpos Desenhados - Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da Mídia" da Dra. Ingrid Dittrich Wiggers, disponibilizada pelo Grupo Imagem - Grupo de Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). Outro fato, é que alguns informações que serão tratados neste trabalho, são provenientes da minha participação como estudante, extensionista/bolsista do Grupo Imagem, por tanto as atividades desenvolvidas em 2023, como a organização e a digitalização será abordada nesse estudo. O desenho é uma linguagem ampla e de fácil acesso utilizada pelas crianças para expressar seus sentimentos e experiências. Os desenhos apresentados neste estudo foram feitos por alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Brasília, em 2001. A metodologia adotada foi focar apenas nos desenhos que possuíssem títulos ou frases que os descreviam, sejam eles escritos pelos próprios alunos ou pelos professores, numa tentativa imparcial de tornar o conteúdo dos desenhos mais compreensível. Em resumo, cada desenho revelou as experiências, desejos, gostos pessoais e processos de aprendizagem dos alunos. Como resultado, o desenho representa uma ferramenta de destaque e de importância para as crianças, devido ao seu papel como meio inicial de externalização sem a necessidade de verbalização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.titleDesenhos infantis de crianças de Brasília (2001): uma perspectiva de duas décadas depoispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T20:12:00Z-
dc.date.available2024-09-11T20:12:00Z-
dc.date.submitted2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39871-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study is to understand the importance drawing has for children. Both childrens's societal role and the historical background related to the act of drawing will be addressed in this study as well as their correlation. Therefore, the research methodology is bibliographic and documentary. The images used in this study are from Dr. Ingrid Dittrich Wiggers's "Corpos Desenhados - Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da Mídia" research, made available by Grupo Imagem - Research Group at the University of Brasília (UnB). Another fact is that some of the information that will be covered in this work comes from my participation as a student, extension worker/scholarship member of Grupo Imagem, so both the activities developed in 2023, as well as the organization and digitalization will be addressed in this study. Drawing is a broad and easily accessible language used by children to express their feelings and experiences. The drawings presented in this study were done by elementary school students from two public schools in Brasília, in 2001. The methodology adopted was to focus solely on the drawings which had titles or sentences that described them, weather written by the students themselves or by teachers in a non-biased attempt to make the content of the drawings more understandable. In summary, each drawing revealed the students's experiences, desires, personal tastes and learning processes. As a result, drawing represents prominent and important tool for children due to it's role as an inicial means for externalization without the need of verbalization.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.