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Título: A produção do conhecimento em educação física escolar no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB)
Autor(es): Silva, Antonio Alberto da
Orientador(es): Frasson, Jéssica Serafim
Assunto: Educação física
Universidade de Brasília (UnB)
Educação física escolar
Data de apresentação: 3-Jul-2024
Data de publicação: 11-Set-2024
Referência: SILVA, Antonio Alberto da. A produção do conhecimento em educação física escolar no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB). 2024. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar a produção do conhecimento em Educação Física Escolar (EFE) no âmbito do Programa em Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF- UnB). Os objetivos específicos são: identificar e mapear as teses e dissertações produzidas no âmbito PPGEF da FEF-UnB relacionadas a EFE; localizar a área de concentração e as linhas de pesquisas das produções ao longo dos últimos dezoito anos; e mapear as temáticas, os objetos de pesquisas e os sujeitos participantes. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica de abordagem descritiva qualitativa, utilizando como fonte da pesquisa o Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) de teses e dissertações para entender o estado do conhecimento em EFE. O instrumento utilizado foi o mapeamento por meio da leitura dos resumos para identificar temas, objetivos, metodologias, instrumentos de pesquisa, sujeitos participantes e palavras-chave, que foram sistematizados numa tabela. Os resultados encontrados indicam que a produção oscila ao longo dos anos, com momentos de aumento, diminuição ou estabilidade na quantidade de produções, que há prevalência de autoras em relação a autores, que a distribuição das produções por orientador é homogênea entre os docentes vinculados ao PPGEF. Sobre as metodologias, os resultados indicam que a maioria das pesquisas é de abordagem qualitativa, seguidas pela abordagem quali-quanti, porém uma grande parte não é identificada nos resumos. Os instrumentos mais utilizados pelos autores e autoras foram entrevista, observação e questionário. Observamos que a esmagadora maioria dos estudos foram desenvolvidos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com todos os envolvidos da área escolar. Foi criada uma nuvem de palavras que ajuda a expressar e compreender o que vem sendo pesquisado. E por fim, as produções foram classificadas por categorias temáticas que foram elaboradas com base nas informações extraídas dos títulos, objetivos e palavras-chaves contidas nos resumos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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