Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_HannielSaldanha_HugoTutida_tcc.pdf4,25 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIshikawa, Edison-
dc.contributor.authorSaldanha, Hanniel Fernando Lopes-
dc.contributor.authorTutida, Hugo Hiroshi Slva-
dc.identifier.citationSALDANHA, Hanniel F. L.; TUTIDA, Hugo H. S. Educação em computação: um estudo de caso sobre o uso de teorias de aprendizagem significativa no ensino de sistemas operacionais. 2024. xi, 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estudo propõe um framework de ensino para suprir a carência de métodos pedagógicos explícitos em disciplinas de ciência da computação para a formação inicial de professores no Brasil. A motivação principal reside na necessidade de preparar os futuros professores para ensinar ciência da computação de forma mais eficaz, aplicando uma teoria de aprendizagem significativa. Para testar este framework e foi aplicado como um estudo de caso na disciplina Introdução a Sistemas Operacionais do curso de Licenciatura em Computação. Os resultados indicam sua eficácia na preparação dos graduandos futuros professores de computação da educação básica. Foi observado que a utilização desta metodologia permitiu que os discentes pudessem aplicar e desenvolver as teorias pedagógicas aplicadas ao ensino da Computação sob a supervisão de um professor de Computação. Como resultado, os alunos que passaram por esse processo tiveram um desempenho superior nos estágios de licenciatura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSistemas operacionais (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordComputação - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizado ativopt_BR
dc.titleEducação em computação : um estudo de caso sobre o uso de teorias de aprendizagem significativa no ensino de sistemas operacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T14:51:48Z-
dc.date.available2024-09-10T14:51:48Z-
dc.date.submitted2024-08-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39856-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study proposes a teaching framework to address the lack of explicit pedagogical methods in Computer Science disciplines for Computer Science Education (CSE) major in Brazil. The main motivation lies in the necessity to prepare future teachers to teach Computer Science more effectively, applying a significant learning theory. To test it, this methodology was applied as a case study in the Operating Systems Introduction course of the CSE Degree program. The results indicate its effectiveness in preparing undergraduates for future teachers of Computer Science in basic education. It was observed that the use of this methodology allowed the students to apply and develop the pedagogical theories applied to the teaching of Computing under the supervision of a Computing professor. As a result, students who went through this process performed better in their teaching internships.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.