Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ishikawa, Edison | - |
dc.contributor.author | Saldanha, Hanniel Fernando Lopes | - |
dc.contributor.author | Tutida, Hugo Hiroshi Slva | - |
dc.identifier.citation | SALDANHA, Hanniel F. L.; TUTIDA, Hugo H. S. Educação em computação: um estudo de caso sobre o uso de teorias de aprendizagem significativa no ensino de sistemas operacionais. 2024. xi, 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo propõe um framework de ensino para suprir a carência de métodos pedagógicos
explícitos em disciplinas de ciência da computação para a formação inicial de professores
no Brasil. A motivação principal reside na necessidade de preparar os futuros professores
para ensinar ciência da computação de forma mais eficaz, aplicando uma teoria de aprendizagem significativa. Para testar este framework e foi aplicado como um estudo de caso na
disciplina Introdução a Sistemas Operacionais do curso de Licenciatura em Computação.
Os resultados indicam sua eficácia na preparação dos graduandos futuros professores de
computação da educação básica. Foi observado que a utilização desta metodologia permitiu que os discentes pudessem aplicar e desenvolver as teorias pedagógicas aplicadas
ao ensino da Computação sob a supervisão de um professor de Computação. Como resultado, os alunos que passaram por esse processo tiveram um desempenho superior nos
estágios de licenciatura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas operacionais (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Computação - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado ativo | pt_BR |
dc.title | Educação em computação : um estudo de caso sobre o uso de teorias de aprendizagem significativa no ensino de sistemas operacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T14:51:48Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T14:51:48Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39856 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study proposes a teaching framework to address the lack of explicit pedagogical
methods in Computer Science disciplines for Computer Science Education (CSE) major
in Brazil. The main motivation lies in the necessity to prepare future teachers to teach
Computer Science more effectively, applying a significant learning theory. To test it, this
methodology was applied as a case study in the Operating Systems Introduction course
of the CSE Degree program. The results indicate its effectiveness in preparing undergraduates for future teachers of Computer Science in basic education. It was observed
that the use of this methodology allowed the students to apply and develop the pedagogical theories applied to the teaching of Computing under the supervision of a Computing
professor. As a result, students who went through this process performed better in their
teaching internships. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
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