Título: | Prevalência de crianças em risco para problemas de leitura no início da alfabetização no contexto de reabertura das escolas durante a pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Silva, Isabella Alencar e Mariano, Letícia Cardoso |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Coorientador(es): | Castro, Greicyane Marcos de |
Assunto: | Fonoaudiologia Alfabetização Covid-19 Pandemia Linguagem - aquisição Ensino fundamental - séries iniciais |
Data de apresentação: | 14-Jul-2023 |
Data de publicação: | 10-Set-2024 |
Referência: | SILVA, Isabella Alencar e; MARIANO, Letícia Cardoso. Prevalência de crianças em risco para problemas de leitura no início da alfabetização no contexto de reabertura das escolas durante a pandemia da covid-19. 2023. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Identificar a prevalência de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental
em risco para problemas de leitura no momento de reabertura das escolas no contexto
da pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional
analítico e transversal com 93 alunos de ambos os sexos do 1º ano do Ensino
Fundamental de uma escola pública da região administrativa da Ceilândia - Distrito
Federal. Todos os alunos foram avaliados pelo Protocolo de Identificação Precoce dos
Problemas de leitura. Para a análise dos dados foi elaborado um banco de dados em
planilha do Excel e para análise estatística foi utilizado um software SPSS versão 21.0.
Foram calculadas as medidas descritivas do total de acertos em cada habilidade e a
tabela de frequências para a classificação do desempenho. RESULTADOS:
Constatou-se que 45,2% das crianças avaliadas foram consideradas em risco para
problemas de leitura, estas crianças apresentaram desempenho sob atenção nas
tarefas consideradas preditoras para alfabetização. CONCLUSÃO: Concluímos que
os alunos avaliados apresentaram desempenho inferior nas habilidades que são
preditoras da aquisição da leitura e escrita. A implementação do modelo de Resposta
à Intervenção pode se tornar uma ferramenta para sanar a piora dos números do IDEB
(2021) e o baixo desempenho apresentado pelos alunos no contexto de reabertura
das escolas na pandemia da COVID-19. |
Abstract: | Identify the prevalence of children in the 1st year of Elementary School
at risk for reading problems during the reopening of schools in the context of the
COVID-19 pandemic. METHODS: This is an analytical and cross-sectional
observational study involving 93 students of both genders in the 1st year of elementary
school at a public school in the administrative region of Ceilândia-Distrito Federal. All
students were evaluated using the Early Identification Protocol for Reading Problems.
A database was created in Excel spreadsheet for data analysis, and statistical analysis
was performed using SPSS software version 21.0. Descriptive measures of the total
number of correct answers in each skill were calculated, and a frequency table was
generated to classify performance. RESULTS: It was found that 45.2% of the
evaluated children were considered at risk for reading problems, as they showed poor
performance in attention tasks that are considered predictors of literacy.
CONCLUSION: We conclude that the evaluated students showed lower performance
in skills that are predictive of reading and writing acquisition. The implementation of
the Response to Intervention model can become a tool to address the decline in IDEB
scores (2021) and the low performance exhibited by students in the context of school
reopenings during the COVID-19 pandemic. |
Resumén: | : Identificar la prevalencia de niños de 1º año de Enseñanza Básica con
riesgo de problemas de lectura durante la reapertura de las escuelas en el contexto
de la pandemia de COVID-19. MÉTODOS: Se trata de un estudio observacional
analítico y transversal con 93 alumnos de ambos los sexos del 1º año de la enseñanza
fundamental de una escuela pública de la región administrativa de Ceilândia - Distrito
Federal. Todos los estudiantes fueron evaluados usando el Protocolo de Identificación
Precoz de Problemas de Lectura. Para el análisis de los datos se elaboró una base
de datos en hoja de cálculo Excel y para el análisis estadístico se utilizó el software
SPSS versión 21.0. Se calcularon medidas descriptivas del número total de
respuestas correctas en cada habilidad y una tabla de frecuencias para clasificar el desempeño. RESULTADOS: Se encontró que el 45,2% de los niños evaluados fueron
considerados en riesgo de problemas de lectura, estos niños se desempeñaron bajo
atención en tareas consideradas predictoras de lectoescritura. CONCLUSIÓN: Se
concluye que los estudiantes evaluados mostraron un rendimiento inferior en
habilidades que son predictivas de la adquisición de la lectura y la escritura. La
implementación del modelo de Respuesta a la Intervención puede convertirse en una
herramienta para abordar el deterioro de las puntuaciones del IDEB (2021) y el bajo
rendimiento exhibido por los estudiantes en el contexto de la reapertura de las
escuelas durante la pandemia de COVID-19 |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.