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dc.contributor.advisorFuria, Cristina Lemos Barbosa-
dc.contributor.authorSilva, Estevão José Aguiar da-
dc.contributor.authorBarbosa, Fernanda Medeiros-
dc.identifier.citationSILVA, Estevão José Aguiar da; BARBOSA, Fernanda Medeiros. Aplicativo “vivendo com Parkinson”: avaliação longitudinal da usabilidade. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO aplicativo “Vivendo com Parkinson” contém informações sobre a doença de Parkinson (DP), diagnóstico, tratamento e atuação multidisciplinar no manejo da doença. Portanto, o objetivo da pesquisa é analisar a usabilidade do aplicativo para identificar as principais dificuldades no uso do aplicativo, realizar melhorias baseadas nas necessidades e manuseio dos participantes. Trata-se de um estudo de caráter longitudinal, observacional, analítico e prospectivo, dividido em duas etapas, uma avaliação inicial por meio de questionários e uma reavaliação após um período de 4 meses. Foram aplicados um Questionário Sociodemográfico, um Questionário de Aprendizagem, a Escala SUS e uma análise observacional com 4 tarefas pré-estabelecidas. Após análise, foi observada uma equivalência entre as variáveis sociodemográficas. Em relação à aprendizagem os participantes apresentaram bons resultados, sendo que na segunda avaliação, os resultados encontrados foram semelhantes. Na avaliação da usabilidade, demonstrou-se um desafio localizar e abrir o aplicativo. Em ambas as avaliações os participantes apresentaram facilidade em realizar as tarefas demonstrando desembaraço no manuseio do aplicativo. Sobre a análise da Escala SUS, na primeira avaliação a média obtida foi de 75,3, enquanto na segunda a média foi de 81,5, indicando com o tempo de uso os participantes observaram uma melhor usabilidade do aplicativo, classificada como excelente. Desse modo, na avaliação da usabilidade, satisfação e aprendizado do aplicativo, observou-se que as médias demonstraram excelente usabilidade da ferramenta e um nível de satisfação positivo. Além disso, foi observado que com o uso do aplicativo houve uma evolução na aprendizagem sobre DP.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDoença de Parkinsonpt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia em saúdept_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.titleAplicativo “vivendo com Parkinson” : avaliação longitudinal da usabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-09T18:58:33Z-
dc.date.available2024-09-09T18:58:33Z-
dc.date.submitted2023-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39834-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Naira Rúbia Rodrigue-
dc.description.abstract1The “Living with Parkinson's” application contains information about Parkinson's disease (PD), diagnosis, treatment and multidisciplinary action in the management of the disease. Therefore, the objective of the research is to analyze the usability of the application to identify the main difficulties in using the application, make improvements based on the needs and handling of the participants. This is a longitudinal, observational, analytical and prospective study, divided into two stages, an initial assessment using questionnaires and a reassessment after a period of 4 months. A Sociodemographic Questionnaire, a Learning Questionnaire, the SUS Scale and an observational analysis with 4 pre-established tasks were applied. After analysis, equivalence between sociodemographic variables was observed. Regarding learning, the participants showed good results, and in the second evaluation, the results found were similar. In the usability evaluation, it proved to be a challenge to locate and open the application. In both evaluations, the participants showed ease in carrying out the tasks, demonstrating ease in handling the application. Regarding the analysis of the SUS Scale, in the first evaluation the average obtained was 75.3, while in the second the average was 81.5, indicating with the time of use the participants observed a better usability of the application, classified as excellent. Thus, in evaluating the usability, satisfaction and learning of the application, it was observed that the means showed excellent usability of the tool and a positive level of satisfaction. In addition, it was observed that with the use of the application there was an evolution in learning about PD.pt_BR
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