Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pontes, Shirley | - |
dc.contributor.author | Alves, Mirian C. Barreto | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com esta pesquisa pretendeu-se consolidar a percepção da autora de como o
mercado, devido à acirrada concorrência, exige cada vez mais diferenciais,
principalmente no que se refere aos serviços de transporte aéreo. Objetiva analisar
se os clientes percebem o atendimento como fator principal de diferenciação de um
produto e/ou serviço em relação aos demais. O estudo inclui a revisão da literatura
relacionada à utilização do Marketing de Serviços nas empresas prestadoras de
serviços, para que as mesmas possam conhecer, entender e, posteriormente,
oferecer seus produtos conforme as necessidades e desejos dos seus clientes e
possibilita que atinjam suas expectativas. No caso o objeto de estudo é a uma
companhia aérea: a Viação Aérea Rio Grandense - VARIG. Como é uma empresa
aérea de atuação nacional e internacional, resolvemos delimitar a área de pesquisa
para as bases existentes em Brasília e Recife devido às condições propícias
oferecidas para a realização do estudo visando, assim, uma maior abrangência e
credibilidade à pesquisa. A pesquisa de campo foi através da aplicação de
questionários aos passageiros, e objetiva não só ouvir suas opiniões sobre o
atendimento oferecido, mas verificar quais as sugestões de melhoria dos serviços
oferecidos pela companhia aérea Varig, e a possibilidade de criar um diferencial no
atendimento que seja capaz de fidelizar o cliente. Após a análise dos dados da
pesquisa, se constata que: em geral a maioria os clientes está satisfeita com o
atendimento prestado no check-in da Varig nos aeroportos de Brasília e Recife, mas
têm pouca tolerância diante de situações desgastantes nas relações de balcão com
os funcionários, principalmente quando não são bem atendidos. Apesar das pessoas
têm necessidades diferentes, as expectativas de um atendimento diferenciado são
comuns à maioria, e as empresas que perceberem que podem ganhar clientes
nesse cenário, tendem a se destacar no mercado competitivo dos dias atuais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing de serviços | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade nos serviços | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronáutica comercial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade no atendimento | pt_BR |
dc.title | Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-15T18:33:07Z | - |
dc.date.available | 2009-07-15T18:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-15T18:33:07Z | - |
dc.date.submitted | 2005-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/397 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397 | - |
Aparece na Coleção: | Formação de Consultores em Turismo
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