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Título: Flora e a indecidibilidade em Esaú e Jacó : panorama da figura feminina na obra machadiana
Autor(es): Hardman, Joana do Prado Melo
Orientador(es): Silva Júnior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908
Personagens literários
Mulheres na literatura
Data de apresentação: 2-Out-2012
Data de publicação: 17-Out-2012
Referência: HARDMAN, Joana do Prado Melo. Flora e a indecidibilidade em Esaú e Jacó: panorama da figura feminina na obra machadiana. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho trata-se de estudo literário das personagens femininas das principais obras de Machado de Assis. Tem-se como objetivo inicial traçar um panorama das figuras femininas dos sete primeiros romances do autor: Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considerados pertencentes à fase romântica machadiana, e Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), consideradas obras da fase realista de Machado. O principal enfoque deste trabalho, entretanto, é dado à obra Esaú e Jacó (1904), penúltimo romance machadiano, visto que é nesse livro que se encontra o objeto de estudo primordial da presente análise: a personagem Flora. Trabalha-se com a ideia de que essa jovem concentra em si os principais traços dos caracteres das personagens femininas dos romances anteriores. A perspectiva da dúvida que permeia o romance serve de embasamento para a análise, mas com enfoque na indecidibilidade da personagem. O estudo deste trabalho considera, ainda, a questão do foco narrativo em Esaú e Jacó, pois ele se coloca como cerne da compreensão da obra e de suas personagens. Por se tratar de um romance em que questões políticas e históricas se fazem bastante presentes, essa perspectiva também serve de embasamento para a análise literária aqui proposta. Tenciona-se, portanto, realizar um estudo da obra Esaú e Jacó e da personagem Flora de modo que se considerem, primordialmente, perspectivas literárias, mas também políticas e históricas, fundamentais para o entendimento do romance. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Le présent travail s’agit d’une étude littéraire des personnages féminins des principales oeuvres de Machado de Assis. L’objectif initial est de tracer un panorama des figures féminines des sept premiers romans de l’auteur: Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considérés comme appartenant à la phase romantique de Machado, et Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), considérées comme oeuvres de la phase réaliste machadienne. Le centre de ce travail est pourtant l’oeuvre Esaú e Jacó (1904), avant-dernier roman machadien, parce que c’est à ce livre-là qui se trouve l’objet d’étude primordial de l’analyse présente: le personnage Flora. Ce travail est basé sur un principe essentiel: la jeune Flora concentre en soi-même les principales marques des caractères des personnages féminins des romans précédents. La perspective de la doute qui existe dans le roman fonctionne comme argument à l’analyse, mais l’indécidabilité du personnage est le centre de ce travail. L’étude de cette analyse considère aussi la question de la forme narrative dans Esaú e Jacó, parce que ce sujet-là est la clé de la compréhension de l’oeuvre et des personnages. Puisque Esaú e Jacó est un roman dans lequel des questions politiques et historiques sont assez présentes, cette perspective serve aussi à l’analyse littéraire proposé ici. Le but ici est donc de réaliser une étude de l’oeuvre Esaú e Jacó et du personnage Flora en considérant primordialement des perpectives littéraires, mais aussi politiques et historiques, fondamentales pour l’entendement du roman.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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