Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o movimento hip hop e a literatura da periferia, tomando como ponto de partida o estudo das representações de personagens marginalizadas dentro do campo literário, observando que os escritores oriundos dos segmentos que foram colocados à margem da sociedade passaram a protagonizar suas próprias histórias, sendo deles mesmos os olhos que os enxergam. Exemplo deste fato é o escritor Ferréz, morador da comunidade de Capão Redondo, na periferia de São Paulo, que busca, através de seu trabalho cultural, contribuir para a reversão do papel de marginalidade literário-social ao qual a periferia foi renegada. Partindo desta perspectiva, o presente estudo analisa elementos que caracterizam marcas do rap – parte musical do hip hop – na estrutura narrativa de determinados contos da obra Ninguém é inocente em São Paulo, com o intuito de evidenciar a intrínseca relação entre as letras de rap e a literatura da periferia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The following research has as prior objective the analysis of the relation between the hip hop movement and the literature from the periphery, having as a starting point the study of the representations of marginalized characters inside the literary field, observing that the writers from the segments that were placed on the margins of society started to be the protagonists of their own stories, seeing themselves through their own point of view. An example of this fact is the writer Ferréz, a resident of the community of Capão Redondo, on the outskirts of São Paulo, who seeks to contribute, through his cultural work, to the reversion of the role of social and literary marginalization to which the periphery was condemned. From this perspective, this study analyses the elements that characterizes rap – musical part of hip hop – in the narrative structure of certain short stories of the book Ninguém é inocente em São Paulo, with the intention of highlighting the intrinsic relation between the lyrics of rap and the marginal literature. |