Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcosRafaelCostaBelfort_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde mental e Covid - 19 na Universidade de Brasília : uma análise na perspectiva de estudantes das formas de lidar com o isolamento social durante a pandemia de Covid - 19
Autor(es): Belfort, Marcos Rafael Costa
Orientador(es): Odeh, Muna Muhammad
Assunto: Pandemia
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Saúde mental
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 2-Set-2024
Referência: BELFORT, Marcos Rafael Costa. Saúde mental e Covid - 19 na Universidade de Brasília: uma análise na perspectiva de estudantes das formas de lidar com o isolamento social durante a pandemia de Covid - 19. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia da Covid - 19, como um novo cenário na vida de estudantes universitários, trouxe componentes inusitados, restringindo o contato social em grande escala e a presença em locais públicos. Estudos apontam que o isolamento social tem trazido repercussões o que ressalta a importância de elaborar planos de contingência e de estratégias de promoção à saúde mental em diferentes âmbitos, inclusive no meio universitário. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como estudantes universitários lidaram com as consequências da pandemia de Coronavírus, apresentando por falas e imagens o seu ponto de vista. Foi feito um estudo com 10 estudantes da Universidade de Brasília (UnB) com idade entre 17 anos até 30 anos, todos estes cursando períodos entre o 4º e o 7º semestre. Os estudantes responderam a um questionário online na plataforma Google Forms de forma anônima. A pesquisa mostrou que os estudantes buscaram formas alternativas para suprir as angústias causadas pelo isolamento. Alguns procuraram auxílio psicológico, mas também apresentaram uma gama de outras ações que ajudaram a promover seu autoconhecimento, os entrevistados ressaltaram a importância do espaço cotidiano tanto nas suas limitações como na sua potencialidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.