Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39755
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_ValeriaRibeiroDeAndrade_tcc.pdf | 667,48 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | “A múmia” (1999) : reflexão sobre o passado colonial |
Autor(es): | Andrade, Valéria Ribeiro de |
Orientador(es): | Condilo, Camila da Silva |
Assunto: | Egito - civilização Egito - história Múmia (faraó Tutancâmon) Filmes de terror |
Data de apresentação: | 29-Jul-2024 |
Data de publicação: | 30-Ago-2024 |
Referência: | ANDRADE, Valéria Ribeiro de. “A múmia” (1999): reflexão sobre o passado colonial. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender como a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon em 1922 impactou a representação da figura da múmia e do Egito no cinema. Após a descoberta do jovem faraó no Vale dos Reis, uma onda de agitação se espalhou pelo mundo junto a inúmeros boatos sobre maldições e magia egípcia. Com isso, na década de 1930 e 1940, muitos filmes sobre múmias foram produzidos, criando características da múmia como um personagem monstruoso. Este estudo investiga como estudo de caso a múmia monstruosa e amaldiçoada no filme The Mummy (“A Múmia”) de 1999, refletindo sobre os impactos da descoberta feita a mais de 75 anos atrás e analisando como foram feitas alusões a descoberta do faraó e também o modo como o Oriente foi moldado no filme. Nesse sentido, o campo da egiptomania e da recepção foram de suma importância, levando em consideração que a múmia e o Egito no filme foram pensados a partir da cultura popular. À vista disso, foram examinadas cenas que mostram objetos encontrados na tumba de Tutancâmon, como colares e braceletes, a narrativa sobre a maldição e a construção de alguns personagens. Como resultado, fica evidente que a delineação da múmia e do Egito foi criada em um contexto colonial que marca as tensões entre o Egito e a Grã-Bretanha, mostrando um momento em que esta ainda possuía hegemonia no Oriente. |
Abstract: | This study aims to understand how the discovery of the tomb of the pharaoh Tutankhamun in 1922 impacted the representation of the mummy and Egypt in cinema. After the discovery of the young pharaoh in the Valley of the Kings, a wave of unrest spread around the world along with countless rumors about curses and Egyptian magic. As a result, in the 1930s and 1940s, many films about mummies were produced, creating characteristics of the mummy as a monstrous figure. This study investigates as a case study the monstrous and cursed mummy in the 1999 film The Mummy, reflecting on the impacts of the discovery made over 75 years ago and analyzing how allusions were made to the pharaoh’s discovery, as well as the way the Orient was represented in the movie. For this, the field of Egyptomania and reception were of paramount importance, given that the mummy and Egypt in the film were created with basis on popular culture. In view of this, scenes showing objects found in Tutankhamun’s tomb, like necklaces and bracelets, the narrative about the curse, and the construction of some characters were examined. As a result, it is evident that the delineation of the mummy and Egypt was created in a colonial context that marks the tensions between Egypt and Britain, showing a time when the latter still had hegemony in the East. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.