Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Bruno Leal Pastor de | - |
dc.contributor.author | Atanario, Misael Sousa | - |
dc.identifier.citation | ATANARIO, Misael Sousa. Decreto 9066: as categorias de desenraizamento e ressentimento na autobiografia de Mary Matsuda Gruenewald. 2024. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar a autobiografia Looking Like the Enemy: My Story of
Imprisonment in Japanese American Internment Camps de Mary Matsuda Gruenewald para
compreender a experiência histórica de encarceramento de pessoas japonesas e seus
descendentes nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da obra de
Mary Matsuda Gruenewald e os temas que são tratados em seu relato, tomando-a como fonte
para a reflexão histórica, é explorada a seguinte questão-problema: como Matsuda
operacionaliza as categorias de ressentimento e desenraizamento na sua obra? E como elas
auxiliam a contar uma história de vida? Por meio da problemática enunciada, questões
referentes às noções de “escritas de si”, identidade, memória e testemunho também são
abordados. Como conclusão, entende-se que a noção de desenraizamento se manifesta na obra
de Gruenewald quando há a ruptura com seu espaço social ao ser forçada a sair de sua
residência na ilha de Vashon, sendo aprisionada nos campos de internamento do War
Relocation Authority (WRA). Isso acaba gerando a “suspensão” da existência de Matsuda ao
se ver em um espaço de confinamento, obrigada a seguir uma rotina destituída de sentido para
ela, o que intensifica uma “crise de identidade”. Sendo a autobiografia de Matsuda um relato
testemunhal, compreende-se que ela é resultado de um ressentimento cultivado ao longo dos
anos por ela. O ressentimento não é destituído de sentido, mas detém um propósito maior ao
validar e reconhecer a dor coletiva e individual causada por uma experiência traumática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guerra Mundial, 1939-1945 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Japão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campos de aprisionamento | pt_BR |
dc.title | Decreto 9066 : as categorias de desenraizamento e ressentimento na autobiografia de Mary Matsuda Gruenewald | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T19:11:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T19:11:46Z | - |
dc.date.submitted | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39749 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to analyze the autobiography Looking Like the Enemy: My Story of
Imprisonment in Japanese American Internment Camps by Mary Matsuda Gruenewald in
order to understand the historical experience of imprisonment of the Japanese population and
people of Japanese descent in the United States during the Second World War. Using Mary
Matsuda Gruenewald's work and the themes addressed in her account, taking it as a source for
historical reflection, the following problem question is explored: how does Matsuda
operationalize the categories of resentment and uprooting in her work? And how do they help
to tell a life story? Through the stated problem, issues related to the concepts of
"self-writings," identity, memory, and testimony are also addressed. In conclusion, it is
understood that the notion of uprooting manifests itself in Gruenewald's work when she is
forced to leave her home on Vashon Island and is imprisoned in the internment camps of the
War Relocation Authority (WRA). This ends up "suspending" Matsuda's existence as she
finds herself in a confined space, forced to follow a routine that makes no sense to her, which
intensifies an "identity crisis". Since Matsuda's autobiography is a testimonial account, it can
be understood that it is the result of a resentment she has cultivated over the years. Her
resentment is not meaningless, but has a greater purpose in validating and recognizing the
collective and individual pain caused by a traumatic experience. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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