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dc.contributor.advisorCarvalho, Bruno Leal Pastor de-
dc.contributor.authorAtanario, Misael Sousa-
dc.identifier.citationATANARIO, Misael Sousa. Decreto 9066: as categorias de desenraizamento e ressentimento na autobiografia de Mary Matsuda Gruenewald. 2024. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende analisar a autobiografia Looking Like the Enemy: My Story of Imprisonment in Japanese American Internment Camps de Mary Matsuda Gruenewald para compreender a experiência histórica de encarceramento de pessoas japonesas e seus descendentes nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da obra de Mary Matsuda Gruenewald e os temas que são tratados em seu relato, tomando-a como fonte para a reflexão histórica, é explorada a seguinte questão-problema: como Matsuda operacionaliza as categorias de ressentimento e desenraizamento na sua obra? E como elas auxiliam a contar uma história de vida? Por meio da problemática enunciada, questões referentes às noções de “escritas de si”, identidade, memória e testemunho também são abordados. Como conclusão, entende-se que a noção de desenraizamento se manifesta na obra de Gruenewald quando há a ruptura com seu espaço social ao ser forçada a sair de sua residência na ilha de Vashon, sendo aprisionada nos campos de internamento do War Relocation Authority (WRA). Isso acaba gerando a “suspensão” da existência de Matsuda ao se ver em um espaço de confinamento, obrigada a seguir uma rotina destituída de sentido para ela, o que intensifica uma “crise de identidade”. Sendo a autobiografia de Matsuda um relato testemunhal, compreende-se que ela é resultado de um ressentimento cultivado ao longo dos anos por ela. O ressentimento não é destituído de sentido, mas detém um propósito maior ao validar e reconhecer a dor coletiva e individual causada por uma experiência traumática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstados Unidospt_BR
dc.subject.keywordGuerra Mundial, 1939-1945pt_BR
dc.subject.keywordJapãopt_BR
dc.subject.keywordCampos de aprisionamentopt_BR
dc.titleDecreto 9066 : as categorias de desenraizamento e ressentimento na autobiografia de Mary Matsuda Gruenewaldpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T19:11:46Z-
dc.date.available2024-08-29T19:11:46Z-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39749-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the autobiography Looking Like the Enemy: My Story of Imprisonment in Japanese American Internment Camps by Mary Matsuda Gruenewald in order to understand the historical experience of imprisonment of the Japanese population and people of Japanese descent in the United States during the Second World War. Using Mary Matsuda Gruenewald's work and the themes addressed in her account, taking it as a source for historical reflection, the following problem question is explored: how does Matsuda operationalize the categories of resentment and uprooting in her work? And how do they help to tell a life story? Through the stated problem, issues related to the concepts of "self-writings," identity, memory, and testimony are also addressed. In conclusion, it is understood that the notion of uprooting manifests itself in Gruenewald's work when she is forced to leave her home on Vashon Island and is imprisoned in the internment camps of the War Relocation Authority (WRA). This ends up "suspending" Matsuda's existence as she finds herself in a confined space, forced to follow a routine that makes no sense to her, which intensifies an "identity crisis". Since Matsuda's autobiography is a testimonial account, it can be understood that it is the result of a resentment she has cultivated over the years. Her resentment is not meaningless, but has a greater purpose in validating and recognizing the collective and individual pain caused by a traumatic experience.pt_BR
Aparece na Coleção:História



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