Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, Marilde Loiola de | - |
dc.contributor.author | Silva, Vivian Carvalho Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vivian Carvalho Ribeiro. Transparência, informação e accountability na educação básica do Distrito Federal em 2023. 2023. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo visa conhecer os maiores programas de financiamento de políticas públicas educacionais brasileiras, com principal enfoque no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), seu desenvolvimento, habilitação, referenciais e resultados, assim como do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) através de pesquisa bibliográfica e análise de dados qualitativos on-line. Seu objetivo é compreender os limites da distribuição contábil, estadual e nacional que coordena o funcionamento educacional brasileiro, principalmente para compreender a justificativa de incorporação do programa e do fundo, assim como analisar os conceitos de accountability, transparência e informação ao seu redor.
A justificativa para este artigo é o conceito criado por acesso à informação e a liberdade de acesso a dados públicos é visto historicamente como um dos pilares da democracia, sendo reconhecida, inclusive, a lei instituída para este objetivo, a Lei de Acesso à Informação (LAI) que completou 11 anos em 2023. Para compreender também os conceitos dispostos acima, que incorporamos às fontes o trabalho de Rose-Ackerman, que define a corrupção como o “mal-uso de jurisdição ou informações através de poder confiado’’. Obviamente, para entender as engrenagens que surgem desta afirmação é necessário dispor de entendimento da burocracia a que cabe a dita jurisdição e quais são os comportamentos esperados na mesma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | Transparência, informação e accountability na educação básica do Distrito Federal em 2023 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T12:04:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27T12:04:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39697 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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