Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AdrianaRosaLemos_tcc.pdf611,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscilla Coppola de Souza-
dc.contributor.authorLemos, Adriana Rosa-
dc.identifier.citationLEMOS, Adriana Rosa. BioGama-FUP: reflexões sobre as contribuições do projeto de extensão universitária para a conscientização ambiental no ambiente escolar. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual, existe uma grande preocupação com os problemas ambientais, sendo um deles a questão do descarte inadequado do óleo residual de fritura (ORF). Observa-se que nem sempre a população tem o conhecimento a respeito das consequências do descarte incorreto do óleo. No entanto, esta é uma situação que pode e deve ser mudada. Isso é possível com o auxílio da população em geral, escolas e Universidades, que além de realizarem uma reflexão contínua sobre o assunto, podem colocar outros aprendizados em prática. Uma das ações que contribuem para essa prática é a presença de projetos de extensão nas Universidades. Partindo desse pressuposto inicial, o presente trabalho teve como objetivo mostrar como a temática abordada no projeto de extensão BioGama-FUP pode aproximar os estudantes de uma escola pública da cidade de Planaltina-DF e a comunidade local da conscientização ambiental. Para isso, uma oficina de reciclagem de óleo residual de fritura foi realizada na escola, e na ocasião foi apresentado como deve ser feito o descarte e a transformação do ORF em sabão. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, com abordagem qualitativa, e ao final da atividade foram coletadas informações dos participantes, através de um questionário sobre o impacto que a ação causou. As respostas apresentadas nos questionários mostraram o quanto a oficina contribuiu para o desempenho dos estudantes. Sendo que ao final da atividade, os participantes comentaram que levariam o assunto para casa, o que confirmou que o objetivo da oficina realizada a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, dentro do ambiente escolar, foi alcançado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReciclagempt_BR
dc.subject.keywordÓleos de friturapt_BR
dc.subject.keywordConsciência ambientalpt_BR
dc.subject.keywordExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordSabão - produçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.titleBioGama-FUP : reflexões sobre as contribuições do projeto de extensão universitária para a conscientização ambiental no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T17:48:23Z-
dc.date.available2024-08-22T17:48:23Z-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39657-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the current context, there is a great concern with environmental problems, one of them being the issue of improper disposal of residual frying oil (ORF). It is observed that the population does not always has the knowledge about the consequences of the incorrect disposal of oil. However, this is a situation that can and should be changed. This will only be possible, with the support of the population in general, schools, and universities, which, in addition to conducting a continuous reflection on the subject, can put other learnings into practice. One of the actions that contribute to this practice is the presence of extension projects in universities. Based on this initial assumption, the present work aimed to present the contributions of the extension project BioGama-FUP, in its eleven years of activities, searching to understand how it can bring students from a public school in the city of Planaltina-DF and, consequently, the local community closer to environmental awareness. For that purpose, a workshop on the recycling of residual oil was realized at the school, in which it was presented how the disposal and transformation of ORF into soap should be done. The methodology used was action research, with a qualitative approach, and at the end of the activity information was collected from the participants, through a questionnaire on the impact that the action caused. The answers presented in the questionnaires showed how essential the workshop was for the students' performance. At the end of the workshop, the participants commented that they would take the subject home, which confirmed that the objective of presenting the performance of the project from the use of this theme within the school environment was achieved.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.