Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza | - |
dc.contributor.author | Lemos, Adriana Rosa | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Adriana Rosa. BioGama-FUP: reflexões sobre as contribuições do projeto de extensão universitária para a conscientização ambiental no ambiente escolar. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto atual, existe uma grande preocupação com os problemas ambientais, sendo
um deles a questão do descarte inadequado do óleo residual de fritura (ORF). Observa-se
que nem sempre a população tem o conhecimento a respeito das consequências do
descarte incorreto do óleo. No entanto, esta é uma situação que pode e deve ser mudada.
Isso é possível com o auxílio da população em geral, escolas e Universidades, que além
de realizarem uma reflexão contínua sobre o assunto, podem colocar outros aprendizados
em prática. Uma das ações que contribuem para essa prática é a presença de projetos de
extensão nas Universidades. Partindo desse pressuposto inicial, o presente trabalho teve
como objetivo mostrar como a temática abordada no projeto de extensão BioGama-FUP
pode aproximar os estudantes de uma escola pública da cidade de Planaltina-DF e a
comunidade local da conscientização ambiental. Para isso, uma oficina de reciclagem de
óleo residual de fritura foi realizada na escola, e na ocasião foi apresentado como deve
ser feito o descarte e a transformação do ORF em sabão. A metodologia utilizada foi a
pesquisa ação, com abordagem qualitativa, e ao final da atividade foram coletadas
informações dos participantes, através de um questionário sobre o impacto que a ação
causou. As respostas apresentadas nos questionários mostraram o quanto a oficina
contribuiu para o desempenho dos estudantes. Sendo que ao final da atividade, os
participantes comentaram que levariam o assunto para casa, o que confirmou que o
objetivo da oficina realizada a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, dentro do
ambiente escolar, foi alcançado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óleos de fritura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sabão - produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | BioGama-FUP : reflexões sobre as contribuições do projeto de extensão universitária para a conscientização ambiental no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T17:48:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T17:48:23Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39657 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the current context, there is a great concern with environmental problems, one of them
being the issue of improper disposal of residual frying oil (ORF). It is observed that the
population does not always has the knowledge about the consequences of the incorrect
disposal of oil. However, this is a situation that can and should be changed. This will only
be possible, with the support of the population in general, schools, and universities,
which, in addition to conducting a continuous reflection on the subject, can put other
learnings into practice. One of the actions that contribute to this practice is the presence
of extension projects in universities. Based on this initial assumption, the present work
aimed to present the contributions of the extension project BioGama-FUP, in its eleven
years of activities, searching to understand how it can bring students from a public school
in the city of Planaltina-DF and, consequently, the local community closer to
environmental awareness. For that purpose, a workshop on the recycling of residual oil
was realized at the school, in which it was presented how the disposal and transformation
of ORF into soap should be done. The methodology used was action research, with a
qualitative approach, and at the end of the activity information was collected from the
participants, through a questionnaire on the impact that the action caused. The answers
presented in the questionnaires showed how essential the workshop was for the students'
performance. At the end of the workshop, the participants commented that they would
take the subject home, which confirmed that the objective of presenting the performance
of the project from the use of this theme within the school environment was achieved. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
|