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dc.contributor.advisorPenna Filho, Pio-
dc.contributor.authorRocha, Iago Guimarães-
dc.identifier.citationROCHA, Iago Guimarães. Reflexões sobre a violência e história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como questão de pesquisa e objetivo descobrir, com base em conceitos weberianos discutidos na Obra “A Política como Vocação”, se o Estado Brasileiro concedeu seu suposto “monopólio legítimo do uso da violência” a empresas privadas e, a partir disso, desenvolver os limites dessa teoria, ao utilizar as ideias de Foucault, no contexto da presença distante do Estado brasileiro na Amazônia. Para tanto, contarei a trágica história da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré com base na pesquisa historiográfica realizada por Manoel Rodrigues Pereira, que foi jornalista, historiador e sertanista. Para tanto, investigo o tema da violência e da exploração no trabalho durante a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, uma das obras mais emblemáticas da história brasileira. A pesquisa visa lançar luz sobre as condições extremamente adversas enfrentadas pelos trabalhadores que contribuíram para a construção desta ferrovia, além de analisar as práticas de exploração e abuso cometidas pelas autoridades e empresas envolvidas, a fim de vislumbrar a violência praticada contra a vida dos trabalhadores durante os 60 anos de construção da ferrovia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhadorespt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - sobrecargapt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.titleReflexões sobre a violência e história da Estrada de Ferro Madeira-Mamorépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T14:18:53Z-
dc.date.available2024-08-22T14:18:53Z-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39648-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as its research question and objective to discover, based on Weberian concepts discussed in the Work “Politics as a Vocation”, whether the Brazilian State has granted a concession of its supposed “legitimate monopoly on the use of violence” to private companies and, from it, develop the limits of this theory, using Foucault's ideas, in the context of the distant presence of the Brazilian State in the Amazon. To do it, I will tell the tragic story of the construction of the Madeira-Mamoré Railway based on historiographical research carried out by Manoel Rodrigues Pereira, who was a journalist, historian and sertanista. Therefore, I will investigate the theme of violence and exploitation at work during the construction of the Madeira-Mamoré Railway, one of the most emblematic projects in Brazilian history. The research aims to shed light on the extremely adverse conditions faced by the workers who contributed to the construction of this railway, in addition to analyzing the practices of exploitation and abuse committed by the authorities and companies involved, in order to gain a glimpse of the violence practiced against the workers' lives during the 60 years of construction of the railway.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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