Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Penna Filho, Pio | - |
dc.contributor.author | Rocha, Iago Guimarães | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Iago Guimarães. Reflexões sobre a violência e história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como questão de pesquisa e objetivo descobrir, com base em conceitos
weberianos discutidos na Obra “A Política como Vocação”, se o Estado Brasileiro concedeu seu
suposto “monopólio legítimo do uso da violência” a empresas privadas e, a partir disso,
desenvolver os limites dessa teoria, ao utilizar as ideias de Foucault, no contexto da presença
distante do Estado brasileiro na Amazônia. Para tanto, contarei a trágica história da construção
da Ferrovia Madeira-Mamoré com base na pesquisa historiográfica realizada por Manoel
Rodrigues Pereira, que foi jornalista, historiador e sertanista. Para tanto, investigo o tema da
violência e da exploração no trabalho durante a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, uma
das obras mais emblemáticas da história brasileira. A pesquisa visa lançar luz sobre as condições
extremamente adversas enfrentadas pelos trabalhadores que contribuíram para a construção desta
ferrovia, além de analisar as práticas de exploração e abuso cometidas pelas autoridades e
empresas envolvidas, a fim de vislumbrar a violência praticada contra a vida dos trabalhadores
durante os 60 anos de construção da ferrovia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - sobrecarga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a violência e história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T14:18:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T14:18:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39648 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as its research question and objective to discover, based on Weberian
concepts discussed in the Work “Politics as a Vocation”, whether the Brazilian State has granted
a concession of its supposed “legitimate monopoly on the use of violence” to private companies
and, from it, develop the limits of this theory, using Foucault's ideas, in the context of the distant
presence of the Brazilian State in the Amazon. To do it, I will tell the tragic story of the
construction of the Madeira-Mamoré Railway based on historiographical research carried out by
Manoel Rodrigues Pereira, who was a journalist, historian and sertanista. Therefore, I will
investigate the theme of violence and exploitation at work during the construction of the
Madeira-Mamoré Railway, one of the most emblematic projects in Brazilian history. The
research aims to shed light on the extremely adverse conditions faced by the workers who
contributed to the construction of this railway, in addition to analyzing the practices of
exploitation and abuse committed by the authorities and companies involved, in order to gain a
glimpse of the violence practiced against the workers' lives during the 60 years of construction of
the railway. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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