Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AgataVazDeLima_tcc.pdf473,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema eleitoral e representação política feminina : uma simulação a partir do caso brasileiro
Autor(es): Lima, Ágata Vaz de
Orientador(es): Young, Adrian Nicolas Albala
Assunto: Representatividade política
Mulheres na política
Data de apresentação: Dez-2023
Data de publicação: 22-Ago-2024
Referência: LIMA, Ágata Vaz de. Sistema eleitoral e representação política feminina: uma simulação a partir do caso brasileiro. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O déficit de representatividade feminina no Poder Legislativo brasileiro é hoje um dos grandes limitadores da conquista de direitos sociopolíticos por mulheres no país. A Lei de Cotas, instaurada no Brasil a partir do ano de 1995, ocasionou em um aumento significativo nas candidaturas femininas durante as eleições, mas mostrou resultados insatisfatórios para a eleição efetiva de mulheres aos cargos. Por outro lado, a Argentina, pioneira na instauração de cotas eleitorais, apresentou aumento notável na composição feminina em seus espaços de poder desde o início da implementação das medidas de cotas. Apesar de estarem inseridos no contexto latino-americano de semelhança histórica e social entre seus países, o Brasil e a Argentina diferenciam-se em um ponto crucial: o sistema eleitoral adotado por cada um deles. Neste contexto, buscaremos, por meio de testes comparativos, compreender em que medida os sistemas eleitorais vigentes nesses países podem influenciar a obtenção de cargos no Poder Legislativo por mulheres. Além disso, introduziremos a discussão sobre o sistema do Distritão, explorando o significado potencial da sua adoção em relação à representação política feminina no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.