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dc.contributor.advisorSilva, Ana Cláudia da-
dc.contributor.authorNeves, Eucilene Ferreira das-
dc.identifier.citationNEVES, Eucilene Ferreira das. Reflexões sobre a Lei nº 10.639/2003 através de uma visão crítica e das novas perspectivas sobre o ensino de literatura no Brasil. 2023 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se dedicou a mostrar a importância da execução da nº Lei nº10.639 de 09 de janeiro de 2003 que decretou que as instituições de ensino no Brasil passem a implementar o estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares. A presente monografia tem como objetivo levantar um debate crítico sobre a Lei, ressaltando a importância de uma educação pautada na diversidade e na pluralidade étnico-racial. O método utilizado foi uma revisão de literatura, ancorada numa abordagem qualitativa com ênfase na análise de artigos de periódicos e livros que versam sobre o referido tema. Em janeiro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina a Lei n.º 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos estabelecimentos da educação básica no Brasil. O maior objetivo da Lei é mostra a importância de pensar em uma educação para diversidade, de divulgar e produzir conhecimentos, assim como atitudes e valores que eduquem os cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial. A partir deste estudo foi possível concluir que apesar dos avanços significativos com a implementação da Lei, as escolas ainda devem buscar uma forma eficaz para a aplicação da Lei, abordando com maior amplitude a temática, e fazendo com que os professores entendam que é dever do educador junto com a escola, ajustar o currículo escolar, para que se faça valer o cumprimento da lei, sendo agregado aos conteúdos escolares o ensino da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÁfrica - históriapt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleReflexões sobre a Lei nº 10.639/2003 através de uma visão crítica e das novas perspectivas sobre o ensino de literatura no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T11:16:57Z-
dc.date.available2024-08-21T11:16:57Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39613-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study was dedicated to showing the importance of implementing Law nº 10.639 of January 9, 2003, which decreed that educational institutions in Brazil start to implement the study of Afro-Brazilian and African history and culture in school curricula. This monograph aims to raise a critical debate about the Law, highlighting the importance of an education based on ethnic-racial diversity and plurality. The method used was a literature review, anchored in a qualitative approach with emphasis on the analysis of journal articles and books that deal with the referred topic. In January 2003, President Luiz Inácio Lula da Silva signed Law No. 10,639/03, which made the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in basic education establishments in Brazil. The main objective of the Law is to show the importance of thinking about an education for diversity, of disseminating and producing knowledge, as well as attitudes and values that educate citizens about ethnic-racial plurality. From this study it was possible to conclude that despite the significant advances with the implementation of the Law, schools must still seek an effective way for the application of the Law, approaching the theme with greater breadth, and making teachers understand that it is the duty of the educator together with the school, adjust the school curriculum, so that compliance with the law is enforced, adding to the school contents the teaching of Afro Brazilian and African history and culturept_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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