Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IgorDeSousaAlmeida_tcc.pdf409,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores abióticos e infestação de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) em duas datas de plantio de algodão no Distrito Federal
Autor(es): Almeida, Igor de Sousa
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Algodão - doenças e pragas
Climatologia
Data de apresentação: 19-Out-2022
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: ALMEIDA, Igor de Sousa. Fatores abióticos e infestação de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) em duas datas de plantio de algodão no Distrito Federal. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O algodoeiro é infestado por diversas pragas incluindo Anthonomus grandis grandis, que é praga-chave por se alimentar e se reproduzir sobre as estruturas reprodutivas da planta resultando em perdas diretas de produtividade. O controle do bicudo-do-algodoeiro é realizado primordialmente com pulverizações inseticidas, algo que não evita o acúmulo de perdas decorrente das perdas das partes reprodutivas da planta. Esse trabalho avaliou o efeito de fatores do clima (temperatura, umidade relativa e precipitação) sobre a ocorrência e ataque do bicudo-do-algodoeiro em duas épocas de cultivo (primeira e segunda safras ou estação das águas e seca). Em cada área, durante as avaliações foram amostradas 50 plantas ao acaso localizadas em cinco linhas centrais das parcelas. O número de estruturas reprodutivas infestadas (botões florais, flores e maçãs contendo sinais de oviposição, alimentação ou ambos, capulhos com lóculos danificados e carimãs) e sem infestação ou normais, além da densidade de adultos do bicudo encontrados sobre as plantas foram anotados. Adicionalmente, em cada data de amostragem foram coletadas as estruturas reprodutivas caídas no solo das entrelinhas cujas plantas foram amostradas, sendo contabilizados o número de estruturas infestadas e não infestadas, assim como a emergência de adultos. Durante a experimentação, as variáveis climáticas precipitação, umidade relativa e temperatura foram registradas por uma estação climatológica no local. Os dados foram analisados por variáveis canônicas e agrupados de acordo com o método do vizinho mais próximo, submetidos à ANOVA seguida de teste de comparação múltipla e análise de correlação de Pearson entre as variáveis do inseto e as variáveis climáticas. A análise por variáveis canônicas aplicada apenas às variáveis estruturas danificadas e aos adultos do bicudo amostrados nas plantas e nas estruturas reprodutivas coletadas no solo possibilitou a formação de três grupos no espaço bidimensional formado pelos eixos canônicos 1 e 2, sendo um composto pelas variáveis avaliadas na parte aérea das plantas cultivadas nas estação chuvosa e seca, outro pelas variáveis provenientes do solo na estação seca e um terceiro formado pelas variáveis provenientes do solo na estação chuvosa. A média de adultos do bicudo-do-algodoeiro emergidos das estruturas reprodutivas coletadas no solo na estação chuvosa foi 2,3X maior que os emergidos das estruturas coletadas da estação seca. Correlações significativas e positivas foram detectadas entre o número de adultos do bicudo emergidos das estruturas reprodutivas coletadas no solo das duas épocas de cultivo e a precipitação total e a temperatura média. Esses resultados podem explicar a dificuldade de supressão populacional do bicudo-do-algodoeiro na primeira época de plantio, que coincide com a época predominante de cultivo do algodoeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.