Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EmilyDiasMonteiroGuimaraes_tcc.pdf383,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimativa de concentrações e tempos letais de formulação à base de Bacillus thuringiensis var. kurstaki sobre diferentes ínstares de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae)
Autor(es): Guimarães, Êmily Dias Monteiro
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Inseticidas
Pragas agrícolas - controle
Lagarta
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 15-Ago-2024
Referência: GUIMARÃES, Êmily Dias Monteiro. Estimativa de concentrações e tempos letais de formulação base de Bacillus thuringiensis var. kurstaki sobre diferentes ínstares de Chrysodeixis includens (Walker) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE). 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Apesar de até recentemente ser considerada praga secundária da soja, atualmente a lagarta Chrysodeixis includens é considerada praga-chave da cultura em função dos relatos de resistência a inseticidas e da mudança nas condições do cultivo. Logo, alternativas ao seu controle devem ser buscadas. Esse trabalho objetivou estimar as concentrações letais e os tempos letais de uma formulação em larga escala de inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis var. kurstaki, para lagartas de Chrysodeixis includens. Foram testadas cinco concentrações da formulação à base de Bt (0,2, 0,6, 1,0, 2,0 e 3,0 L/ha) além das testemunhas positiva (Metomil, 0,6 L/ha, Upmyl®, UPL, Ituverava, SP) e negativa (água) sobre seis ínstares do inseto: neonatas, 1º., 2º., 3º., 4º. e 5º. ínstar. A mortalidade foi avaliada 24, 48, 72, 96 e 120 h após o tratamento. Os dados de mortalidade 72 e 96 h após o tratamento foram usados para calcular a porcentagem média de mortalidade ± EPM. Os dados relativos ao número de insetos mortos em relação aos testados nas diferentes concentrações e tempos de avaliação foram usados em estimativas das concentrações e tempos letais, empregando a análise de Probit à P>0,05. A formulação testada à base de Bacillus thuringiensis var kursataki apresentou alta efetividade no controle das lagartas neonatas até o quarto ínstar de C. includens quando se usou a concentração de 600 mL/ha, causando a morte de aproximadamente 100% das lagartas em até 6 dias. Esse tempo de mortalidade foi reduzido para aproximadamente quatro dias, quando se utiliza a concentração de 1.000 mL/ha. Todavia, há que se considerar que após a ingestão das toxinas de Bt as lagartas deixam de se alimentar e, nesse sentido, o tempo de mortalidade pode não ser justificável para que se empregue a maior concentração. Não é recomendável utilizar a formulação para o controle de lagartas de 5º. Ínstar. Os resultados encontrados no presente trabalho são promissores e podem se constituir em alternativa aos produtos para os quais têm sido detectada resistência da praga. Todavia, estudos adicionais em outros ambientes e com populações encontradas a campo devem ser realizados a fim de validar os resultados encontrados no presente trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.