Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuisaFelicioCoury_tcc.pdf751,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Distribuição espacial de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae), Bracon spp. (Hymenoptera: Braconidae) e Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae) a partir da amostragem de estruturas reprodutivas caídas no solo
Autor(es): Coury, Ana Luisa Felicio
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Algodão - doenças e pragas
Pragas agrícolas
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 15-Ago-2024
Referência: COURY, Ana Luisa Felicio. Distribuição espacial de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae), Bracon spp. (Hymenoptera: Braconidae) e Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae) a partir da amostragem de estruturas reprodutivas caídas no solo. 2022. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O bicudo-do-algodoeiro Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) é a principal praga que afeta o algodoeiro (Gossypium hirsutum), sendo o controle químico o mais utilizado pelos cotonicultores para o controle desta praga. Os inimigos naturais Bracon spp. e Catolaccus grandis (Burks) são os principais parasitoides de A. grandis grandis. Portanto, o objetivo deste trabalho foi determinar a distribuição espacial de A. grandis grandis e seus parasitoides para auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes de manejo integrado de pragas. Para tal, foram amostradas duas lavouras, com 100 pontos de amostragem, cada qual correspondente a 1 metro quadrado, sendo as coordenadas estabelecidas e a marcação mantida durante todas as avaliações que foram realizadas em quatro diferentes datas. Durante as amostragens, foram coletas todas as estruturas reprodutivas caídas no solo na entrelinha, e contabilizadas as estruturas com sinais de infestação (alimentadas, ovipositadas ou ambos) e sem sinais de infestação pelo A. grandis grandis. As estruturas foram mantidas por 21 dias para avaliação da emergência da praga e dos inimigos naturais. Os dados foram usados em análise de krigagem para determinação do padrão de distribuição espacial da praga, seus inimigos naturais e das estruturas reprodutivas atacadas. A distribuição espacial de A. grandis grandis e de seus parasitoides Bracon e Catolaccus a partir de estruturas reprodutivas coletadas no solo foi agregada, surgindo de pontos localizados na bordadura e no interior das lavouras, sendo esses pontos não sobrepostos. Todavia, a ocorrência dos parasitoides foi sobreposta com a de estruturas reprodutivas infestadas. Apesar da porcentagem de infestação de estruturas reprodutivas atacadas por A. grandis grandis ter variado nas lavouras, em todos os pontos das lavouras foram observadas infestações consideráveis e acima de 6 a 19%. As distâncias a serem adotadas entre pontos de amostragem, inferidas a partir dos valores de alcance, devem ser maiores que ≈4,5 m, ≈135 m e ≈11 m para A. grandis grandis, Bracon e Catolaccus, e de ≈130 m, ≈240 m e ≈235 m para botões, maçãs e estruturas reprodutivas atacadas por A. grandis grandis. Estudos subsequentes com A. grandis grandis e seus parasitoides devem considerar o monitoramento das estruturas reprodutivas retidas na planta e das coletadas no solo para fins comparativos, desde o momento do seu surgimento até a abertura de capulhos. Esses estudos devem permitir validar os resultados aqui obtidos de maneira preliminar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.